Restrições ao trânsito de animais poderão prejudicar Expointer
6 de agosto de 2001
Uruguai apresenta queda nas exportações
8 de agosto de 2001

Ovelhas britânicas podem ter sido infectadas com ‘vaca louca’

Segundo informou o governo britânico, as ovelhas do país podem ter sido infectadas pela doença da ‘vaca louca’ na década passada, o que indica possibilidade de risco no maior rebanho do Reino Unido – 40 milhões de cabeças, comparado aos 11,5 milhões de cabeças de bovinos e 8,1 milhões de suínos.

Resultados preliminares de testes feitos em ovelhas infectadas com ‘scrapie’ – doença degenerativa do cérebro – no início dos anos 90, indicam que a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) pode ter atingido esses animais, informou a Food Standard Agency (FSA). As conclusões do estudo serão divulgadas no outono.

O veto sobre a ingestão de partes de ovelha que pode estar infectada com EEB é menos extensivo que os regulamentos para bovinos, e a doença deu prova de espalhar-se por uma parte maior da carcaça.

Os cientistas suspeitam que a EEB seja transmitida sobretudo por meio da ração à base de carne e farelo de osso. Como a prática foi banida em 1996, qualquer ovelha que ingeriu ração contaminada já teria morrido, informou a FSA.

fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.