“Guerra de barreiras” entre Estados tumultua mercado
14 de outubro de 2005
SP solicita fim do embargo de carne bovina pela UE
14 de outubro de 2005

País deve apurar culpa, diz UE

Depois de anunciar a suspensão da importação de carne bovina de três Estados brasileiros (Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo), a União Européia exortou as autoridades do país a apontarem os responsáveis pela reincidência de focos de febre aftosa no país.

“Estamos esperando que os brasileiros determinem a origem dessa reincidência. Daqui [Bruxelas, sede da UE] é impossível especular de quem é a culpa”, disse à Folha Thetis Georgiadou, porta-voz do setor de Saúde e Proteção de Consumidores da Comissão Européia, questionado sobre a responsabilidade pelo novo foco detectado no MS.

A identificação dos responsáveis pelo problema tem se tornado um “jogo de empurra” entre governo e pecuaristas brasileiros. Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o responsável pelo gado é “o dono do rebanho”.

Com 25 países-membros, a União Européia é um dos principais mercados compradores da carne bovina in natura brasileira. Segundo Georgiadou, o embargo aos três Estados representa cerca de 60% do total do produto que o bloco costuma comprar.

O porta-voz disse não saber ainda que países podem substituir o Brasil como exportadores até que a suspensão seja revista, mas indicou quais os mais prováveis. “Dependerá da capacidade produtiva, da demanda e do preço. Poderão ser outros países da região.”

Embora integre a UE, o Reino Unido tomou uma posição independente. Anunciou antes o seu embargo e o restringiu a Mato Grosso do Sul e ao Paraná.

“Como demoraria um certo tempo para que o embargo fosse estabelecido em toda a Europa, o Reino Unido decidiu, e tem poder para isso, suspender a importação imediatamente”, declarou Warwick Smith, porta-voz do Defra (Departamento de Meio-Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais, na sigla em inglês). Ele informou à Folha que em 2004 o país importou mais de 35 mil toneladas de carne brasileira, metade do total proveniente de MS e PR.

Como o colega da Comissão Européia, Smith disse que o país não definiu uma estratégia para suprir a lacuna brasileira. “Taí uma boa questão. Teremos que buscar novas fontes de abastecimento.”

O Reino Unido, de acordo com o Defra, produz 65% da carne bovina que consome.

Fonte: Folha de SP (por Fábio Victor), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.