Mercado Físico da Vaca – 04/01/2012
5 de janeiro de 2012
CEPEA: produção de carne bovina pode crescer mais que consumo em 2012
5 de janeiro de 2012

Paraguai espera que foco de aftosa não feche mercados

As autoridades do Serviço Pecuário do Paraguai estimam que o foco de febre aftosa em San Pedro não terá impacto nas exportações de carne do país. Até o momento, nenhum país comprador de carne comunicou a suspensão das compras.

As autoridades do Serviço Pecuário do Paraguai estimam que o foco de febre aftosa em San Pedro, confirmado na segunda-feira (2), não terá impacto nas exportações de carne do país.

Até o momento, nenhum país comprador de carne comunicou a suspensão das compras, disse o diretor de Relações Exteriores e Comércio Internacional do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal paraguaio (Senacsa), Hugo Idoyaga

Ele disse que as autoridades do serviço sanitário esperam que o mercado continue igual, já que o vírus foi detectado na mesma zona onde, em setembro passado, foi detectado o foco anterior. A carne vendida ao exterior não provém do departamento de San Pedro, de forma que os clientes não teriam motivo algum para suspender as operações, disse ele.

Ele disse mesmo após o caso de aftosa em set/11 o Paraguai continuou vendendo seu produto para Venezuela, Brasil, Angola e outros países africanos. Igualmente, continuam os envios à Rússia, principal mercado da carne paraguaia em volume, ainda que com algumas restrições para a zona de San Pedro.

O Chile continua fechado para a carne paraguaia desde 18 de setembro e aguarda que o país recupere o status de livre de aftosa para reativar as compras. O Senacsa estima que, com a nova detecção do vírus, em 18 meses conseguirá recuperar a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

A reportagem é do site paraguaio ABC Color, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress