Os produtores do departamento de San Pedro de Ycuamandyyu manifestaram-se de que não vacinariam seus animais até que as autoridades firmassem um acordo para garantir a efetividade do programa de vacinação. Os produtores finalmente cederam, mas advertiram que será diferente na próxima campanha.
Duas mil e quinhentas doses vacinas serão fornecidas pela Comissão Departamental de Saúde aos pequenos produtores de bovinos do Departamento de San Pedro de Ycuamandyyu, do Paraguai, para completar a campanha de vacinação anti-aftosa. Os produtores desta região, representados pela coordenadoria de pequenos produtores pecuários, manifestaram-se que não vacinariam seus animais até que as autoridades firmassem um acordo para garantir a efetividade do programa de vacinação.
Os produtores finalmente cederam, mas advertiram que será diferente na próxima campanha. Se a vacina não tiver a eficácia esperada, “será a última vez que vacinamos”, garantiram os produtores Fidel Cubilla e Elvio Sosa.
Antes desta decisão ser tomada, foi realizado um novo encontro entre membros da coordenadoria distrital de saúde animal, funcionários do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) e representantes da comissão departamental de saúde animal. Após a aceitação por parte dos produtores, a comissão departamental se compromete a facilitar no fornecimento de 2.550 doses do produto para a próxima semana e completar assim o programa de vacinação que corresponde ao primeiro período deste ano.
A reportagem é do ABC Color.