A participação brasileira na feira Sial Oriente Médio, uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas do mundo, na semana passada, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, rendeu expectativa de negócios de cerca de US$ 20 milhões para os próximos 12 meses.
Representantes de empresas vinculadas ao agronegócio, como indústrias, comerciais exportadoras, entidades setoriais e cooperativas participaram do Pavilhão Brasil – iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB).
A feira recebeu mais de 16 mil visitantes e 900 expositores e teve cerca de 30 pavilhões nacionais. Encontros de negócios com as maiores redes atacadistas e varejistas, seminários, inovações e competições culinárias fizeram da feira oportunidade para a prospecção de novos negócios e a promoção de produtos na região.
De acordo com Ali Ahmad Saifi, diretor-executivo da Cdial Halal, empresa certificadora de produtos halal (cortes de carne que obedecem preceitos muçulmanos) , “eventos como a Sial Oriente Médio são importantes para promover nossos produtos junto a um público estratégico para consolidar e ampliar mercado”.
“O Brasil é o maior exportador de produto halal do mundo e, portanto, tem que estar presente em eventos desse tipo”, disse o diretor. Para Saifi, a Sial em Abu Dhabi tem apresentado avanço ao longo dos anos e possibilitado contato com várias empresas importadoras. Ele observou que o apoio do governo aos empresários brasileiros é fundamental. “Como o mercado do Oriente Médio é promissor e muito competitivo, precisamos continuar marcando presença, sempre atentos a demandas dos seus exigentes consumidores”.
Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.