Brasil será destaque na reunião sobre clima
11 de agosto de 2015
JBS/Friboi é proibido de realizar novas demissões em massa em MT
11 de agosto de 2015

Pecuária em Matupi, no Amazonas, tem investimento de mais de R$ 4 milhões

Santo Antônio do Matupi, distrito de Manicoré (a 450 quilômetros de Manaus), se prepara para a verticalização da pecuária de corte. A intenção é tornar-se polo da produção e beneficiamento de subprodutos de origem bovina no Estado.

Um frigorífico com capacidade inicial para abater 200 animais/dia deverá entrar em operação a partir de novembro. O local está em processo de certificação pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão vinculado à Secretaria de estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror). O objetivo é agregar valor à cadeia produtiva com o envio da carne processada para Manaus. Atualmente, o abate é feito na capital.

Equipado com técnicas de resfriamento dentro do confinamento para controle sanitário de bactérias, o local tem ainda conforto térmico para os animais que ficam um dia no galpão, antes do abate. No entorno, a sensação térmica de calor deverá ser amenizada com o plantio de 2 mil mudas de açaí, segundo o proprietário Josué de Freitas.

O investimento já soma R$ 4,2 milhões e deve gerar em torno de 50 empregos.

O local contará ainda com tratamento de efluentes. De acordo com Josué de Freitas, para atestar a limpeza da água tratada, serão criados peixes em tanques construídos para receber a água tratada. Outro diferencial será o pré-beneficiamento do couro de boi e o aproveitamento da gordura bovina para a produção de bio sebo, a segunda matéria prima mais utilizada para a produção de biodiesel no País, segundo relatório da ONG Repórter Brasil. Considerado uma das melhores fontes para a produção de combustível, o resíduo animal representa cerca de 20% do combustível limpo feito no Brasil. A expectativa é atingir a produção de 100 mil litros/mês.

Fonte: Portal Amazônia, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.