O Conselho Pecuário da Austrália (CCA) ficou satisfeito com a melhora no bem-estar animal, conforme registrado no último relatório do Governo no Sistema de Garantia da Cadeia de Fornecimento de Exportações (ESCAS).
O presidente da CCA, Howard Smith, disse que as melhoras nas exportações de animais vivos em direção ao desenvolvimento de requerimentos mais robustos de bem-estar animal foram integrais aos pecuaristas australianos, particularmente nos últimos dois anos.
Após filmagens de maus-tratos com bovinos australianos em alguns abatedouros da Indonésia em junho de 2011, o governo australiano anterior suspendeu temporariamente o comércio com a Indonésia de animais para abates até que novas medidas fossem impostas. O sistema foi primeiramente implantado na Indonésia, depois sendo repassado a todos os mercados de exportação da Austrália em 2012.
No relatório, HonBarnaby Joyce, do Ministério da Agricultura, disse que desde que o ESCAS foi lançado no mesmo ano, o país exportou 8 milhões de cabeças a 18 países, com apenas 22 incidentes de bem-estar animal. “Com isso, o governo e a indústria estão trabalhando juntos para abrir novos mercados de exportação e melhorar o acesso a mercados para o gado australiano aos mercados já existentes”.
O ESCAS é designado a garantir que os animais exportações para engorda e abate sejam manejados de acordo com os padrões da Organização Mundial para Saúde Animal e forneça mecanismos para lidar com qualquer problema quando ocorrerem.
Fonte: www.globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.