Os pecuaristas do Tocantins terão que responder, entre os dias 1º e 30 de novembro, à declaração anual de rebanho, um levantamento conduzido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). O objetivo é aprimorar o controle sanitário do rebanho, visando abrir portas para novos mercados de exportação, conforme declarou o presidente da Adapec, Paulo Lima, em nota publicada pelo governo do Estado.
A nota informa que os produtores deverão comparecer a um escritório da Adapec durante o período estipulado para preencher o formulário, atualizando os dados de todas as espécies de animais de criação nas fazendas. A multa para quem não realizar a declaração é de R$ 127,69 por propriedade, com o bloqueio da ficha de movimentação até a regularização.
Produtores que planejam enviar animais para leilão ou abate no início de novembro poderão antecipar a declaração, o que será permitido a partir desta quinta-feira (24). Após o dia 1º, a Guia de Trânsito Animal (GTA) só será emitida para animais devidamente registrados no cadastro. O Estado possui 58 mil propriedades cadastradas e mais de 12 milhões de animais.
Fonte: Estadão.