Pedido de ajuda

Em 2007 e 2008 John Carter sentava-se em frente ao computador para escrever uma carta aos governantes e relatar a falta de controle político que faz com que a sua reserva de 2.300ha seja transformada em cinzas, por conta dos invasores. A ação foi denunciada, ajuda foi pedida, foram elaborados Manifestos e nada aconteceu. E da forma como foi previsto na carta de 2008 se faz necessário em 2009 escrever mais um pedido de ajuda, para proteger o que sobrou da "Reserva Legal" dessas fazendas antes que elas sejam queimadas novamente. Como num replay a fazenda acabou de ser invadida novamente e mesmo sem bola de cristal é possível afirmar que daqui a alguns dias o fogo começa a dar sinal.

Aproximadamente há dois anos o produtor John Carter sentava-se em frente ao computador para escrever uma carta aos governantes e relatar a falta de controle político que faz com que a sua reserva de 2.300ha seja transformada em cinzas, por conta dos invasores.

Em 2007, as Fazendas Esperança I e Esperança II foram invadidas e tiveram quase a totalidade de sua área queimada (pasto e reserva legal) de forma criminosa por grileiros de terra.

A ação foi denunciada, ajuda foi pedida, foi elaborado um Manifesto e nada aconteceu.

Aproximadamente há um ano o produtor John Carter sentava-se novamente em frente ao computador para escrever outra carta aos governantes e relatar a falta de controle político que faz com que a sua reserva de 2.300ha seja transformada mais uma vez em cinzas, por conta dos invasores.

Em 2008, as Fazendas Esperança I e Esperança II foram invadidas novamente e tiveram quase a totalidade de sua área queimada (pasto e reserva legal) de forma criminosa por grileiros de terra.

A ação foi denunciada, ajuda foi pedida, foi elaborado um segundo Manifesto e nada aconteceu.

E da forma como foi previsto na carta de 2008 se faz necessário em 2009 escrever mais um pedido de ajuda, para proteger o que sobrou da “Reserva Legal” dessas fazendas antes que elas sejam queimadas novamente. Como num replay a fazenda acabou de ser invadida novamente e mesmo sem bola de cristal é possível afirmar que daqui a alguns dias o fogo começa a dar sinal.

Apesar de esta carta citar o exemplo das Fazendas Esperança I e II, existe uma região imensa que sofre com o mesmo problema. Se as dimensões de 2.300ha de floresta não representarem valor ecológico suficiente para que alguma pessoa se interesse em ajudar, está sendo detalhada o entorno da Fazenda Esperança (imagem abaixo), onde uma outra “Reserva Legal”, esta com aproximadamente 30.000ha também está sendo degradada, talvez uma área maior possa servir de motivação.

Vai abaixo uma seqüência de imagens da região

É a terceira vez está sendo escrita uma carta para pedir ajuda na proteção das florestas do Xingu.

Alguém de vocês quer ajudar?

As coordenadas são:
12º02´55″ S
51º39´47″ N

Telefone: (62) 3207 0127

Imagem que demonstra o avanço do desmatamento decorrente da grilagem de terra, com prejuízo a propriedade privada na região de Bom Jesus do Araguaia – MT.

Clique na imagem para ampliá-la.

Imagine o que sobrará de floresta se mais um incêndio acontecer na região?

Clique aqui para acessar o documento completo.

2 Comments

  1. Eugenio Mario Possamai disse:

    Isto é visto e notorio, e depois o Minc vem dizer que são os grandes produtores os desvastadores da região?

  2. Paulo Colavitti Neto disse:

    Prezado Sr.Locks,

    É evidentemente ridicula e repugnante a total falta de interesse de nossos governanates (se é que temos), talves o Sr. tenha razão, e os mesmos não possam relevar tal problema numa area tão insignificante, mais na verdade tenho comigo que certamente não saibam o que representa uma area de 2300 ha, que logo irá atingir outra area, que tambem não é nada expressiva 30000 ha., para eles logico. E estas invasões são consideradas normais por eles, que só se interessam por noticias que dão IBOPE, jornais, revistas, noticiarios em horario nobre na tv, e ai por diante. Mas não se supreenda se daqui a algum tempo, o Sr. John Carter for notificado que esta situação está ocorrendo devido as fazendas serem totalmente improdutivas.

    Pasmem Srs.

    Paulo Colavitti Neto

Mercado Físico da Vaca – 22/07/09
22 de julho de 2009
Mercados Futuros – 23/07/09
24 de julho de 2009