Mercado Físico da Vaca – 22/07/09
22 de julho de 2009
Mercados Futuros – 23/07/09
24 de julho de 2009

Produção de Cortes Especiais: certificação dos processos e produtos

Este é um trecho do módulo 4 do Curso Online Nutrição Avançada de Bovinos para Produção de Cortes Especiais. O mercado consumidor já busca cortes especiais e mais elaborados, e os frigoríficos estão atentos à essa demanda de consumo. Participe deste curso, que terá início no dia 31 de agosto.

A certificação corresponde a validação de informações referentes à procedência do animal, sendo um processo paralelo e complementar a rastreabilidade.

Dessa forma, a certificação poderá ser total ou parcial.

Ela é total quando ocorre a identificação, coleta, controle, documentação e processamento de dados desde o nascimento do animal até o abate. Essas informações são auditadas para a garantia da certificação.

A certificação de conformidade é um modelo que visa atestar fundamentalmente todos os processos de produção. Não é uma certificação individual e sim de rebanhos ou lotes de animais que estão submetidos às conformidades de um determinado processo previamente definido e em geral exigido por um cliente ou grupos de clientes específicos.

Com certeza esta é a certificação mais dirigida à diferenciação de produto e a responsável pelo atestado de qualidade de várias marcas de carnes, pois nela é certificado o processo de produção. A produção de carne orgânica é um exemplo típico de certificação de conformidade.

A iniciativa conjunta de supermercados, frigoríficos e pecuaristas, objetivando levar ao consumidor uma carne de origem conhecida e qualidade assegurada no sistema de produção da carne bovina, é denominado Parceria vertical ou Aliança mercadológica. Entretanto, não há entraves para ampliar este campo de ação de modo a incluir agentes como açougues e serviços de cortes especiais alimentação.

No Brasil foram realizadas iniciativas de alianças mercadológicas, que demonstraram bons resultados na integração da cadeia produtiva e na oferta de uma carne de melhor qualidade para o consumidor final.

Em todas, as características exigidas pelo consumidor buscam serem atendidas e as garantias do diferencial de qualidade são dadas pela certificação do processo de produção e de conformidade. No entanto, deve ser ressaltado que nesses casos mais de um segmento da cadeia produtiva está envolvido e os preços praticados são superiores ao produto convencional.

**

Este trecho acima faz parte do módulo 4 do Curso Online Nutrição Avançada de Bovinos para Produção de Cortes Especiais. O mercado consumidor já busca cortes especiais e mais elaborados e os frigoríficos estão atentos à essa demanda de consumo.

Participe deste curso, que terá início no dia 31 de agosto, e irá abordar os seguintes temas: Manejo alimentar visando produção de carcaças de qualidade superior, Tipo animal e qualidade de carne, Sistemas de classificação e programas de pagamento por qualidade, Aditivos da dieta e qualidade de carne, Distúrbios metabólicos de animais em confinamento.

Conheça a programação completa deste curso.

Curso Online Intensificando o uso das pastagens: da formação ao manejo – Inscreva-se agora mesmo!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress