Uma pesquisa feita pelo National Geographic e pelo Globe Scan mostrou que os consumidores se preocupam muito com o alimento que consomem e sobre como ele é produzido. No entanto, a maioria dos consumidores disse que se sente alienado do sistema de produção de alimentos.
Apenas um em cada quatro consumidores se sente globalmente com poder de influenciar o modo com que o alimento é produzido, enquanto somente quatro em cada dez disseram que têm alguma influência como consumidores sobre quais alimentos serão disponibilizados a eles, segundo a última pesquisa chamada Greendex.
As tendências e padrões de consumo e produção de alimentos estão entre as principais causas da pressão sobre o meio-ambiente. Mudanças fundamentais na forma como o alimento é produzido, processado, transportado e consumido são componentes obrigatórios de quaisquer transição para uma economia sustentável.
Globalmente, a maioria dos consumidores concorda que precisamos de mudanças significativas nos sistemas de produção e consumo de alimentos. Em média, mais de seis em cada 10 consumidores acredita que precisamos fazer mudanças grandes ou muito grandes na forma como produzimos e consumimos nossos alimentos para alimentar a crescente população mundial, de acordo com os resultados do Greendex 2014, com os brasileiros estando em terceiro lugar entre os que acham que são necessárias mudanças muito grandes (32%) e grandes (50%), somando 82% no total.
Em Japão, Coreia do Sul, Rússia e Estados Unidos, entretanto, menos da metade dos consumidores acredita que mudanças grandes ou muito grandes são necessárias. Nos mercados japonês, russo e americano, a crença é associada com hábitos de consumo menos sustentáveis comparado com outros países, conforme medido pela metodologia Greendex, da National Geographic.
Com uma base de clientes engajados e a capacidade de influenciar suas cadeias de fornecimento, as companhias de alimentos estão bem posicionadas para liderar uma mudança em direção à sustentabilidade global de alimentos.
Fonte: www.greenbiz.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.