Compactação no momento do plantio
29 de outubro de 2001
Começa amanhã nova etapa de vacinação no MA
31 de outubro de 2001

Pesquisa avalia consumo de carne bovina no Japão

Aproximadamente 60 % dos japoneses pararam de consumir carne bovina desde que foi constatado o primeiro caso de vaca louca no país, há um mês e meio, de acordo com pesquisa conduzida pelo Centro Nipônico de Pesquisas (Japan Research Centre).

O levantamento também apontou que 84 % dos entrevistados consideraram que o governo não tomou os devidos cuidados com a repercussão da doença. A pesquisa realizada pelo Centro Nipônico entrevistou um contingente de 2200 pessoas entre 15 e 79 anos, na primeira quinzena deste mês, obtendo 1458 respostas válidas. Os dados da pesquisa apontaram que 57 % dos entrevistados temem comprar e consumir carne bovina.

No dia 10 de setembro, o governo anunciou que o tecido do cérebro de uma vaca holandesa do leste de Tókio apresentou resultado positivo para encefalopatia espongiforme bovina (EEB), também popularmente conhecida como “doença da vaca louca”. Um laboratório britânico confirmou o caso 12 dias mais tarde, recomendando ao governo japonês o início de testes em todo o seu rebanho de corte.

O temor da “vaca louca” aumentou no Japão cerca de uma semana atrás, quando seu ministro da saúde confirmou a realização de testes em uma adolescente suspeita de estar contaminada com uma nova variedade fatal da doença de Creutzfeldt-Jakob, possivelmente em função do consumo de carne infectada.

Fonte: Meatpoultry.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.