Produtores europeus são alertados para previsões desfavoráveis ao setor de carne bovina
22 de abril de 2015
Poupança rural e depósito à vista dificultam o pré-custeio no Brasil
22 de abril de 2015

Pesquisa da Nestlé mostra como proteína ajuda a perder peso e construir músculos

Pesquisadores do Nestlé Research Center, de Lausanne, Suíça, queriam descobrir como promover a perda de peso em adultos mais velhos, evitando a perda de massa muscular. Eles descobriram que o consumo de proteína durante o dia, ao invés de consumir muita proteína na refeição da noite, é mais eficaz.

Em uma colaboração internacional com pesquisadores de Canadá, Austrália e Reino Unido, os pesquisadores da Nestlé avaliaram se a perda de peso muscular de dietas hipocalóricas pode ser contrabalançada por uma abordagem em duas vertentes: garantindo que a proteína fornecida por uma dieta com redução de calorias fosse balanceada durante o dia ao invés da tendência comum de receber a maior parte da proteína diária na refeição noturna; exercícios regulares na forma de treino de resistência.

A pesquisa mostrou que quando vinte homens obesos com 65 anos de idade foram divididos em dois grupos, ambos consumindo dietas com baixas calorias e ricas em proteínas, mas um deles consumindo as proteínas distribuídas ao longo do dia e o outro, concentradas apenas na refeição noturna, embora a redução de gordura tenha sido a mesma nos dois grupos, a redução na taxa de síntese de proteína muscular foi menos marcada no grupo que teve a ingestão balanceada de proteína.

Na segunda metade do estudo, os grupos passaram a realizar treino de resistência e mantiveram a dieta como estava. Nesse caso, ambos os grupos continuaram perdendo gordura corpórea, mas a perda de massa muscular foi notavelmente mais lenta do que após a primeira metade do estudo. De fato, com o grupo de ingestão balanceada, a síntese de proteína foi comparável aos níveis vistos com a ingestão “normal” de energia antes do estudo começar.

Essa pesquisa precisa ser confirmada por estudos de longo prazo, mas essas descobertas preliminares fornecem conclusões que poderiam ser usadas para guiar adultos mais velhos, uma população em risco de perda de massa muscular. O estudo foi publicado no American Journal of Physiology 2015.

Fonte: DairyFoods.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress