Criador é bonificado por carcaça
17 de julho de 2008
CFM já disponibiliza o catálogo do Megaleilão 2008, saiba como receber o seu
21 de julho de 2008

PIB do agronegócio cresce com alta de insumos

Os preços dos fertilizantes e rações fizeram com que o Produto Interno Bruto (PIB) mantivesse taxas altas de crescimento em abril, acumulando aumento de 3,83% no quadrimestre. Os insumos somaram uma expansão de 7,70% no período. Enquanto o agronegócio apresentou ligeira desaceleração nos preços agrícolas, em abril, a expansão dos preços reais dos fertilizantes ultrapassou 53% e os preços das rações duplicaram no quadrimestre. Assim, embora o ritmo de crescimento do agronegócio esteja mais acelerado do que o observado em 2007, "a renda do produtor continua apertada", afirma Ricardo Cotta Ferreira, superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Os preços dos fertilizantes e rações fizeram com que o Produto Interno Bruto (PIB) mantivesse taxas altas de crescimento em abril, acumulando aumento de 3,83% no quadrimestre. Os insumos somaram uma expansão de 7,70% no período. Enquanto o agronegócio apresentou ligeira desaceleração nos preços agrícolas, em abril, a expansão dos preços reais dos fertilizantes ultrapassou 53% e os preços das rações duplicaram no quadrimestre, chegando a uma taxa de 17,2% somente no mês de abril. Assim, embora o ritmo de crescimento do agronegócio esteja mais acelerado do que o observado em 2007, atingindo 0,98% em abril, frente a 0,54% do mesmo mês no ano passado, “a renda do produtor continua apertada”, afirma Ricardo Cotta Ferreira, superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Dentro da porteira da fazenda, o segmento primário da agropecuária cresceu 1,53%, acumulando expansão de 5,94% no primeiro quadrimestre do ano. Isoladamente, no entanto, o PIB da agricultura apresentou desaceleração em abril em relação aos resultados de março, registrando crescimento de 1,82% frente aos 2,20% de março. Mas, no acumulado do ano, as lavouras já somam expansão de 7,26%. “Continuamos com expectativas de elevado crescimento no PIB para o ano de 2008”, explica o superintendente da CNA, embora este crescimento acabe não resultando em ganhos para o produtor devido ao alto custo dos insumos agropecuários. “As previsões do nosso Projeto Campo Futuro indicam que a rentabilidade para a próxima safra será ainda pior para o produtor. Observamos que, na situação atual, os produtores terão rentabilidade para arcar com os custos operacionais, mas não o suficiente para cobrir as depreciações e o custo de oportunidade, o que é preocupante, pois ele tem perda patrimonial ou precisa recorrer a novos financiamentos”.

O segmento primário da pecuária, após dois meses de crescimento estável, também apresentou taxa de expansão de 1,15% em abril. Os aumentos dos preços do boi gordo, do leite e dos suínos foram os principais responsáveis pelo crescimento acumulado de 4,24% do segmento.

Calculado para 25 produtos da agropecuária, o Valor Bruto da Produção (VBP) ou faturamento primário poderá chegar a R$ 284,9 bilhões em 2008, superando em 29,18% o faturamento de 2007, de R$ 220,5 bilhões. Mais uma vez, a expansão da produção e a disparada dos preços internacionais confirmam um cenário positivo para o VBP da agropecuária, mas os altos custos da atividade neutralizam a possibilidade de maior renda ao produtor.

As informações são da CNA.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress