A Síndrome Respiratória Severa Aguda (Severe Acute Respiratory Syndrome – SARS), conhecida como pneumonia asiática, deverá ter somente um efeito limitado nas exportações de carnes australianas, embora as expectativas sejam de que os efeitos da doença na economia geral da Ásia serão severos, informou a principal entidade de exportação de carnes do país na segunda-feira.
O Meat and Livestock Australia (MLA) disse que a epidemia de SARS que se espalhou pela Ásia afetará os padrões de consumo, à medida que as pessoas estão sendo estimuladas a ficar em casa e evitar recintos com muita gente. As indústrias que sofrerão os piores efeitos serão a de turismo, as companhias de aviação, os hotéis e os restaurantes, todos com ligação direta com o consumo de carnes vermelhas.
Entretanto, os piores centros afetados da Ásia não são os principais mercados de exportação da carne australiana. O Japão é de longe o maior mercado da carne bovina e de vitelo da Austrália, seguido pela Coréia do Sul. Taiwan é um mercado de classificação média para as carnes australianas, enquanto as exportações para os mercados do sudeste asiático são relativamente pequenas.
As exportações totais de carne bovina e de vitelo da Austrália em 2002/03 atingiram o valor de A$ 3,7 bilhões (US$ 2,21 bilhões), menos que os A$ 4,3 bilhões (US$ 2,57 bilhões) exportados no ano anterior. Os danos às exportações de carnes da Austrália também serão limitados pela atual oferta escassa da Austrália, segundo informou o MLA.
O MLA citou previsões de que a pneumonia asiática possa gerar uma queda no crescimento econômico nos países asiáticos devido aos efeitos na sensível indústria de turismo, que, em alguns casos, é responsável por cerca de 15% do consumo privado.
“Relatórios de Hong Kong nesta semana mostraram que centenas de restaurantes poderão ser potencialmente fechados dentro de semanas como resultado da epidemia de SARS. Os consumidores de Hong Kong correram aos supermercados no começo desta semana para estocar alimentos. Em Cingapura, muitos consumidores estão escolhendo fazer compras online para evitar locais muito cheios de gente”.
Os dados de turismo da Malásia também mostraram queda por causa do vírus, enquanto as pessoas continuam sendo orientadas para evitar locais muito cheios de gente. “No final das contas isso afetará as vendas de refeições”, informou o MLA.
Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint