Em uma breve pesquisa, realizada entre a comunidade BeefPoint, sobre os motivos que estão influenciando os recuos no preço dos contratos de boi gordo da BM&FBovespa para outubro/09, entre as inúmeras explicações, muitos leitores citaram o consumo de carne em baixa como um fatores para esta retração. Por que o consumo interno está desaquecido?
Em uma breve pesquisa, realizada entre a comunidade BeefPoint, sobre os motivos que estão influenciando os recuos no preço dos contratos de boi gordo da BM&FBovespa para outubro/09, entre as inúmeras explicações, muitos leitores citaram o consumo de carne em baixa como um fatores para esta retração.
O professor Pedro Eduardo de Felício, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, concorda que fatores como o consumo interno desaquecido, oferta de animais confinados, a ciclicidade do mercado e a baixa do dólar, são responsáveis pelo comportamento dos preços para outubro.
Em sua carta, Pedro Eduardo de Felício nos convida para mais uma reflexão: “Por que o consumo interno está desaquecido? Teria algo a ver com os preços elevados praticados atualmente pelas grandes redes de supermercados?
Dê sua opinião enviando um curto e rápido comentário através do box de cartas do leitor, abaixo.
0 Comments
O preço da carne bovina no varejo e a concorrência de outras carnes estão retraíndo o consumo . Em alguns mercados o KG de peito de frango congelado está a R$5,00.
eu acho que o consumidor migrou seu dinheiro para outros bens de consumo como tv de plasma motos zero km carros com o credito farto esta todo mundo endividado nas casa bahia e outros. tenho um pequeno comercio com uns 20 funcionarios todos tem uma moto nova e um carne de prestacao no bolso recebe o salario e vai pagar as contas nao ta sobrando para comer carne alem de um bando de genta ainda ficar falando que carne fz mal pra saude ai nao tem como vender carne
jose nery
so prara complementar se cada pecuarista desse 0,50 centavos por boi vendido via midia positiva incentivando o consumo de carne bovina que e saudavel que fizesse isso nao via seus orgaos representativos mas sim por agencias de publicidades competentes esse cenario mudaria que tal contratar o duda mendonca se ele consegue eleger aquelas coisas na politica acho vai conseguir vender bem nossa carne bovina to com vergonha de ser acougueiro /pecuarista
Acredito que o brasileiro veem se endividando , ja a algum tempo bastante.Chega uma hora pe´ no bregue. Somos um povo com poder aquesitivo baixo
1- renda media do brasilerio baixa ( empresarios pioraram isso mandando embora um func. de 2.000 e contratando outro por 1000,00 em nome da crise , tudo o que se colhe é aquilo que se plantou)
2 – margem de lucro dos varejistas muito alta
3 – diminuição do numero de frigorificos concorrentes graças ao BNDES
Acredito que o preço na gondola do supermercado está elevado no pais todo,porém o que agente vê, é que o que se tem para vender, se vende com boa margem de lucro (carne de primeira 12,00 até 25,00 – traseiro de boi 6,00) não suficiente para apertar a demanda e o consumo fica estável. Na hora de comprar do frigorífico existe interesse, mas nada que leve a grande euforia.Se agente for mais longe um pouco, tem muita gente que trocou de carro aproveitando o IPI,ai falta o trcadinho para o filé.
Caro Miguel,
Bom dia.
Volto a insistir. Como nós dois já debatemos isto anteriormente. O que falta é um MLA para a pecuária brasileira, pois, para responder esta pergunta, teríamos que fazer uma pesquisa/enquete com o consumidor, e pronto estaria respondida a questão e teríamos indícios do que deveríamos fazer para reverter o problema.
É muito válida a vontade de todos de opinarem, e sugerirem, mas, sem uma pesquisa bem feita, não encontraremos as respostas.
Abração
limão
Caros Amigos Pecuaristas:
A explicação é obvia.
O que ocorre é uma transferência de renda do campo para a cidade.
O governo controla os preços dos produtos básicos via cambio.
Como não tem almôco de graça alguém paga a conta e esta vai para os produtores rurais. Apenas a pecuária foi o ultimo setor a sucumbir .Pelos fatores elencados pelo prof Felício e pastos melhores, os expeculadores de plantão fizeram a leitura do mercado: VALORIZAÇÃO DO REAL ATÉ A ELEIÇÃO. Preço baixo, cidade feliz.
Não é o consumo que está desaquecido. O consumidor não sabe se come mais frango, porco, peixe ou pizza. Tudo que era exportado estará se acumulando no mercado domestico. daí a opção dos frigoríficos na manutenção das margens até que se encontre equilibrio . Para aumentar a demanda frente as opçoes disponíveis via preço tem que baixar muito mais .