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Porque planejar

A grande diferença entre as empresas vitoriosas e as demais é a opção que estas fazem de não tentarem adivinhar o futuro, mas sim construí-lo dia-a-dia. O segredo do sucesso das empresas que crescem e se mantem firmes no mercado é o gerenciamento do presente, mas com olhos voltados para o futuro. O sucesso não acontece por acaso, é sempre planejado, as empresas de sucesso planejam e constroem o sucesso.

A grande diferença entre as empresas vitoriosas e as demais é a opção que estas fazem de não tentarem adivinhar o futuro, mas sim construí-lo dia-a-dia. O segredo do sucesso das empresas que crescem e se mantem firmes no mercado é o gerenciamento do presente, mas com olhos voltados para o futuro. O sucesso não acontece por acaso, é sempre planejado, as empresas de sucesso planejam e constroem o sucesso.

Planejamento não significa adivinhar o futuro, portanto planejar não é fazer previsão, tampouco é projetar o presente; nós, seres humanos, não temos a capacidade de predizer o futuro, mas podemos controlá-lo, construindo-o.

“Planejamento é o processo dinâmico pelo qual uma empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro” Paulo V. F. e Dernizo P.

O comportamento proativo é fundamental na construção do futuro; as empresas que reagem são aquelas que agem depois, em resposta a uma ameaça. As empresas proativas antecipam os acontecimentos e agem antes que apareçam ameaças ao seu negócio. O objetivo de planejar não é se adaptar às mudanças, mas fazer as mudanças acontecerem. As empresas devem ser administradas com base nas visões de como as coisas deveriam ser e não com base em previsões.

Existem 3 tipos de empresas:

1- As empresas que fazem as coisas acontecerem;
2- As empresas que assistem as coisas acontecerem;
3- As empresas que não estão nem aí para o que está acontecendo.

Os empresários devem saber lidar com as mudanças de uma forma natural, pois elas vão acontecer, quer queiramos ou não. Elas são oportunidades para se fazer algo diferente, novo ou melhor, mais produtivo ou lucrativo. Não se deve encarar uma mudança como uma ameaça; as crises sempre vão aparecer, as empresas devem então aproveitar para se redesenharem e alcançarem outro patamar mais competitivo ao invés de lamentar.

Ninguém ignora as dificuldades existentes, mas as empresas não podem cruzar os braços e esperar soluções milagrosas. Os momentos difíceis exigem mais cuidados, porém não admitem a passividade. As soluções aparecem da competência e da criatividade, apesar das adversidades.

As empresas precisam de objetivos que as pessoas entendam e de planos para atingi-los. Os planos são os mapas que indicam onde se quer chegar e o objetivo é o destino final. Quem não sabe onde quer chegar, então qualquer lugar pode servir. As empresas que planejam sabem avaliar as perspectivas, conseguem atuar sobre o mercado, desenvolvem diferenciais competitivos, antecipam situações de dificuldade e atendem melhor ao mercado consumidor. Empresas que não planejam acabam sempre sendo surpreendidas por mudanças no mercado, principalmente em relação aos preços do mercado (no caso do leite).

Todas as empresas funcionam em duas épocas: presente e futuro. Como o futuro está sendo construído hoje, então os empresários devem agir no presente para atingir o futuro que se quer. O planejamento traz inúmeros benefícios para a empresa:

– Agilidade de decisões;
– Permite conhecer melhor os concorrentes;
– Melhora a capacitação gerencial;
– Orienta o comportamento dos funcionários;
– Promove maior capacitação, motivação e comprometimento;
– Promove consciência coletiva;
– Otimiza a alocação de recursos;

Nos próximos radares serão abordados mais detalhadamente os componentes do planejamento estratégico.

Bibliografia consultada:

Pagnoncelli, D.; Filho, P.V. Sucesso empresarial planejado – Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1992. 420p.
Drucker, P. F.; A adminitração na Próxima Sociedade – Traduzido por: Nivaldo Montingelli Jr. – São Paulo: Nobel, 2002.

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