PR: convênio visa reestruturar defesa sanitária

A estrutura de defesa sanitária animal do Paraná será equipada e modernizada graças à liberação de um convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Governo do Paraná, no valor de R$ 9,36 milhões. A parceria foi formalizada pelo ministro Reinhold Stephanes e o governador Roberto Requião. O convênio visa a reestruturação da defesa sanitária animal no Paraná.

A estrutura de defesa sanitária animal do Paraná será equipada e modernizada graças à liberação de um convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Governo do Paraná, no valor de R$ 9,36 milhões. A parceria foi formalizada pelo ministro Reinhold Stephanes e o governador Roberto Requião. O convênio visa a reestruturação da defesa sanitária animal no Paraná.

Para o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, a formalização desse convênio representa a atenção especial que o ministro Reinhold Stephanes está dando ao Paraná. “É muito difícil conseguir um convênio com esse valor, mas o ministro e o diretor da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, foram sensíveis à necessidade de se equipar a defesa sanitária animal no Estado para que tenha condições de se preparar e abrir novos caminhos para o controle e erradicação de enfermidades dos rebanhos paranaenses”, justificou.

Segundo Bianchini, a atuação do superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, contribuiu para agilizar a formalização do convênio, diante do tempo restrito em função do período eleitoral. O convênio já está em vigor, mas os recursos serão liberados após as eleições municipais.

Bianchini destacou ainda que esses recursos darão seqüência ao fortalecimento da defesa agropecuária e eles serão empregados para investimentos de infra-estrutura e logística das unidades veterinárias e núcleos regionais da Secretaria. “Com isso o Paraná alavanca melhores condições para obter o reconhecimento da qualidade dos produtos paranaenses”, afirmou.

Para o chefe da Divisão Sanitária Animal, Marco Antonio Teixeira Pinto, com a disponibilidade de material, equipamentos e novos funcionários que estão sendo contratados, o Estado se prepara para o cumprimento de tarefas importantes para a economia estadual como o combate à enfermidades que provocam perdas nos rebanhos. Entre elas está o combate à febre aftosa, brucelose, tuberculose e raiva.

Outra ação que está sendo implementada no estado é a rastreabilidade do rebanho bovino, ação fundamental para dar suporte às exportações de carne in natura.

As informações são da Seab/PR.

Os comentários estão encerrados.

Atacado – 18/08/08
18 de agosto de 2008
Nelore Brasil: Etapa do Circuito Boi Verde, de Bataguassu/MS, revela alto nível dos animais (Vídeo)
20 de agosto de 2008