A cotação do boi gordo registrou alta nas principais praças pecuárias de São Paulo nesta segunda-feira (30/9). Em Barretos e Araçatuba, a arroba bovina foi negociada em média a R$ 270, avanço diário de R$ 3,00, segundo o indicador da Scot Consultoria.
Desde final de julho, o mercado tem reagido à menor disponibilidade de animais prontos para abate, reflexo tanto a redução sazonal da oferta de bois à parto quanto pela menor envio de fêmeas para os frigoríficos.
Segundo analistas, há sinais de que os produtores estão começando a reter matrizes visando a valorização do bezerro, o que caracterizaria uma inversão de ciclo pecuário. A perspectiva, com isso, é de preços em alta pelo menos até o final deste ano.
No acumulado de setembro, a alta do indicador elaborado pela Scot Consultoria passa dos 11%. Em nota, o Cepea também destaca a valorização do boi gordo no período, com aumento registrado também no atacado da grande São Paulo, onde o preço da carne com osso já avançou cerca de 10%.
“As escalas de abate estão relativamente curtas tanto em São Paulo quanto em outros estados. Em vários casos, o agendamento se dá para a própria semana – em até cinco dias, mesmo em frigoríficos de grande porte. Uma ou outra empresa está com a escala mais abastecida por contratos com confinadores”, observam os pesquisadores do Cepea.
Fonte: Globo Rural.