O preço do boi gordo ficou estável nesta sexta-feira (13/12) nas principais praças pecuárias de São Paulo, cotado a R$ 315 a arroba para pagamento a prazo em Barretos e Araçatuba, segundo levantamento da Scot Consultoria.
No mês, o mercado acumula queda de 10%, reflexo da alta oferta de animais prontos para abate e uma demanda abaixo das expectativas tanto no mercado interno quanto no mercado externo.
Apesar das exportações estarem acima do registrado há um ano, na comparação mensal o volume embarcado pelo Brasil tem diminuído – o que contribui para pressionar as cotações.
Em novembro, o volume embarcado ficou 15,6% abaixo do recorde de outubro, com sinalização de nova queda mensal em dezembro. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior compilados pela Scot, a média diária de carne bovina in natura exportado na primeira semana de dezembro diminuiu 17,4% em relação a dezembro do ano passado, para 8,6 mil toneladas por dia.
“A diminuição nos embarques em dezembro é um movimento, para o período, natural – a demanda chinesa está menor no período e, com o aumento no preço da arroba do boi gordo, houve maior necessidade de repasse dos preços à carne bovina para o comprador internacional”, explica Felipe Fabbri, analista de mercado da consultoria.
Fonte: Globo Rural.