Cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, mostram que de janeiro a setembro de 2013 o faturamento em dólar das exportações do agronegócio brasileiro cresceu 9,5% em relação ao mesmo período de 2012, atingindo US$ 79 bilhões.
Segundo pesquisas do Cepea, esse resultado foi possível principalmente pelo crescimento do volume embarcado de milho, soja em grão, açúcar, etanol, carne bovina, café, suco de laranja e madeira. Em termos de preços em dólares, no entanto, apenas o farelo de soja, o grão de soja, as carnes de aves e suína e a celulose tiveram alta. Dessa forma, o destaque do bom desempenho das exportações brasileiras do agronegócio em 2013 tem sido o crescimento do volume, uma vez que os preços dos principais produtos exportados, como açúcar, etanol, café, suco de laranja e a carne bovina caíram no período.
O câmbio real do agronegócio se valorizou 0,5% no mesmo período e a atratividade das exportações brasileiras (real recebido por unidade) diminuiu 8% nos primeiros nove meses de 2013 frente a igual período de 2012.
Esses percentuais se referem aos índices de exportação de volume (IVE-Agro), preços (IPE-Agro), câmbio (IC-Agro) e de atratividade (IAT-Agro) calculados pelo Cepea.
Fonte: Cepea, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.