Chiara Appendino, prefeita de Turim, na Itália, anunciou que um novo programa alimentar será a prioridade da sua administração: a promoção da gastronomia vegetariana e vegana na cidade.
Um manifesto de 62 páginas produzido pelo Movimento Cinco Estrelas (M5S), que assumiu a prefeitura em junho, justifica que incentivar uma dieta livre de carne e até mesmo laticínios para os cidadãos é essencial para proteger o meio-ambiente e melhorar a saúde da população. Segundo Appendino, o projeto de “cidade vegana” também vai buscar construir “uma cultura de respeito que reconheça todos os animais como sujeitos de direito”.
A prefeita não chegou a divulgar detalhes das medidas que vai tomar em Turim para alcançar seu objetivo, mas já informou que a cidade italiana terá projetos educacionais, onde as crianças aprenderão sobre bem-estar animal e nutrição. Uma das propostas é criar datas especiais, como um dia da semana em que a população será incentivada a abrir mão da carne, para que a nova cultura se construa aos poucos, comentou Stefania Giannuzzi, conselheira do meio-ambiente do partido, que é vegetariana há 20 anos.
Fonte: Veja, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.