Pecuária do Sul: Reflexões em Tempos de Mudança
18 de setembro de 2013
Qual é o real custo da silagem produzida?
18 de setembro de 2013

Preparar os representantes da agropecuária do futuro é um de nossos principais desafios – Bento Mineiro (Rural Jovem – SRB)

O tema do próximo Workshop BeefPoint será sobre Associações de Pecuaristas. Através das palestras e estudos de caso apresentados nos workshops BeefPoint, os participantes têm a oportunidade de trocar conhecimento, compartilhar ideias, acertos e erros também.

Para conhecer melhor os palestrantes, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com cada um deles.

Confira abaixo a entrevista com Bento Mineiro, diretor do departamento Rural Jovem da SRB (Sociedade Rural Brasileira).

Bento Mineiro

Bento Mineiro vem de uma família que tem ligações com o campo há mais de 6 gerações. Nasceu e morou na fazenda até os 15 anos, fez o ensino médio e a faculdade em São Paulo.

Atualmente, Bento é diretor das Fazendas Sant’anna e diretor do departamento Rural Jovem da SRB (Sociedade Rural Brasileira).

A ideia de dar início à Rural Jovem surgiu com o Presidente da SRB, Cesário Ramalho e seu Conselho, combinada com a vontade de melhor representar o setor em nossa geração. Como um departamento da Sociedade Rural Brasileira, participamos da atuação política da entidade levando propostas e anseios da produção a todas as esferas de poder e da sociedade. O Rural teve papel decisivo nas grandes votações no Congresso Nacional de temas de interesse do setor nos últimos 94 anos. Um dos recentes projetos que estamos desenvolvendo é criação da FARM Jovem, uma ala jovem da FARM (Federação das Associações Rurais do Mercosul), ou seja, estamos articulando com associações rurais jovens do Mercosul expandido. Este projeto faz parte de nosso grande anseio de construir canais de comunicação entre o setor produtivo para melhor traçar estratégias conjuntas.

BeefPoint: O que os pecuaristas de sua associação têm feito de interessante que pode servir de exemplo para os demais pecuaristas brasileiros?

Bento Mineiro: O que buscamos e recomendamos a outros produtores, sobretudo jovens, é que se organizem e participem da política de sua classe produtiva, para que possamos nos defender de forma cada vez mais conjunta e coerente, consequentemente se politizando.

Os debates e o incentivo a essa participação são fundamentais para que no futuro tenhamos força para que nossos interesses sejam atendidos.

BeefPoint: O que a Associação tem feito para motivar os pecuaristas a se manter associados?

Bento Mineiro: Para manter o interesse do associado é fundamental que este se sinta envolvido no projeto. Portanto, dentro da vida associativa é preciso ter função e missão. As conquistas devem ser concretas e beneficiar toda a classe e obviamente, o próprio associado também.

BeefPoint: Quais os principais desafios de sua associação?

Bento Mineiro: Temos como fio condutor deste projeto, formar futuros quadros diretivos da SRB, assim como preparar a representação agropecuária do futuro.

Dentro deste desafio, surgem vários outros que são trabalhados durante esse processo, como levar informações sobre a produção agropecuária brasileira para o público urbano através de palestras e debates em universidade e em todos os ambientes propícios, sempre buscando inovar o discurso.

Não menos importante, temos como desafio também promover a união das representações do agronegócio ao tratar de temas transversais ao setor, onde vemos parte dos motivos de não termos a força representativa à altura de nossa importância econômica

BeefPoint: Qual o perfil ideal do associado, para a sua associação?

Bento Mineiro: O associativismo não é natural a todos os indivíduos, portanto, em nossa visão, o perfil ideal é aquele que está disposto a doar parte de seu tempo para a causa de sua classe.

Para isso, o sujeito tem que gostar e se sentir bem ao exercer tal função, caso contrário, nem a associação e nem o associado são beneficiados.

BeefPoint: Qual o exemplo de associação na pecuária, no Brasil hoje? Qual instituição você admira por fazer um excelente trabalho?

Bento Mineiro: Sem dúvida, a ABCZ é um exemplo mundial de associação de pecuária. Sempre inovou tecnicamente e defendeu o setor como um todo, sem deixar de prestar serviços efetivos aos seus associados.

BeefPoint: Qual modelo de associação inspirou a formação e as diretrizes de sua associação e por quê?

Bento Mineiro: Como somos um departamento da SRB, nossa inspiração e sobretudo nossas diretrizes, vêm da Rural.

BeefPoint: Quais os pontos fortes de sua associação? Quais são os pontos a serem melhorados? 

Bento Mineiro: Nosso ponto forte eu diria que é o poder de incentivar os jovens a participar da política de classe.

E sem dúvida, temos que sempre melhorar em tudo, mas eu diria que o que mais me preocupa é a falta de um serviço mais palpável para os associados.

BeefPoint: O que a associação implementou de diferente em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Bento Mineiro: Fizemos uma campanha interessante na internet em 2012 da qual colhemos muitos frutos, que foi o “Assina Dilma” em contraposição ao “Veta Dilma”. (Campanha feita na internet para que a presidente Dilma vetasse a modificação no texto do Código Florestal brasileiro)

Outra coisa importante que temos feito nesses últimos anos é a integração com as outras entidades, sobretudo a criação da FARM Jovem.

BeefPoint: Quais os principais planos para 2013-2014?

Bento Mineiro: Em 2014 temos um projeto muito interessante que é uma parceria com os DAs da FGV, onde vamos promover palestras e debates sobre o agro.

Nesse contexto, pretendemos também fazer feiras para profissões no agro, visando trazer mão-de-obra qualificada para o setor.

BeefPoint: Sabendo que aprendemos mais com os erros, do que com acertos, você poderia compartilhar um erro da associação? 

Bento Mineiro: Como somos muito jovens, tanto o departamento quanto nós mesmos, acredito que ainda não tivemos tempo para avaliar nossos maiores erros, mas acredito que o maior erro possível numa associação é achar que serão obtidos resultados sem trabalho, por ser uma atividade secundária.

BeefPoint: Qual seu recado para os produtores que querem iniciar uma associação ou participar de uma já existente?

Bento Mineiro: Participem. Somente assim vão saber se têm aptidão e real interesse por essa atividade. E para quem quer montar uma associação, sem dúvida, o melhor é procurar saber como funcionam outras entidades e aprender com elas, por isso a importância do evento que o BeefPoint está promovendo.

CAMPANHA WORKSHOP ASSOCIAÇÃO DE PECUARISTAS_555X555

Clique aqui para se inscrever no Workshop BeefPoint Associações de Pecuaristas.

1 Comment

  1. josé tadeu frança guimaraes disse:

    Parabéns pelas iniciativas relatadas, concordo com tudo que está escrito, pois percebi que esta é a principal dificuldade das nossas entidades constituídas em desenvolver um trabalho mais eficaz ao seu público. Infelizmente boa parte de nossos líderes estão contaminados pela cultura política vigente no Brasil.

plugins premium WordPress