Produtores rurais e empresas do agro poderão participar de cadastro para buscar investimentos estrangeiros
14 de setembro de 2022
UE amplia veto a produtos de desmatamento
14 de setembro de 2022

Previsão do tempo: Centro-Oeste terá chuvas acima da média até novembro

Após a redução na umidade do solo no inverno, a previsão indica retorno gradual das chuvas a partir de outubro. Com isso, os níveis de água do solo deverão ter um ligeiro aumento na região, principalmente em áreas de Mato Grosso e Goiás, destaca o boletim.

Chuva abaixo da média no Sul

De acordo com o novo boletim agroclimático do Inmet, divulgado nesta terça-feira, no Sul, as precipitações deverão ficar abaixo da média nesse período, principalmente em outubro e novembro, devido à ação do fenômeno La Niña.

Ainda assim, os níveis de água no solo deverão se manter elevados nos próximos dois meses, diz o Instituto.

Sudeste

No Sudeste, a expectativa é de chuvas próximas ou abaixo da média em São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais e acima do normal no Espírito Santo e em parte do norte de Minas Gerais.

“A chuva de outubro poderá elevar o armazenamento de água no solo em grande parte do Sudeste, principalmente em Minas Gerais, sul de São Paulo e em áreas litorâneas. Já no Triângulo Mineiro e oeste de São Paulo, o volume de água poderá ser mais irregular, prejudicando o armazenamento de água no solo”, ressalta o Inmet.

Nordeste

Para o Nordeste, a previsão é de chuvas próximas e acima da média histórica em toda a região, principalmente no extremo sul da Bahia e oeste do Maranhão.

Norte

Por fim, para a Região Norte, a previsão é de chuvas acima da média por causa dos efeitos do La Niña, que deve aumentar a umidade na região.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress