A falta de seriedade na discussão da informalidade
25 de janeiro de 2002
Empresa japonesa admite nova fraude na comercialização de carne
29 de janeiro de 2002

Primeira avaliação de carcaças de bovinos cruzados das raças Tropicana e Nelore é realizada

Foi realizado nos dias 17 e 18 de Janeiro na cidade de Campo Grande – MS, no Frigorífico BF (antigo Bordon), a primeira avaliação de carcaças de bovinos cruzados resultantes do acasalamento de machos da raça Tropicana com vacas da raça Nelore. Num trabalho de cooperação entre o pecuarista José Eduardo Cabral e os departamentos de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – FZEA, Pirassununga e da ESALQ, Piracicaba, ambas da USP, e, sob a supervisão do Professor Albino Luchiari Filho e colaboração dos pós graduandos Marina Hojaij de Carvalho e Aparecida Carla Pedreira foram abatidos 29 bovinos para estudos quali-quantitativos de suas carcaças.

Após longos anos de trabalho como pecuarista, José Eduardo Cabral, empresário de Londrina – PR, em busca de um touro com bom desempenho reprodutivo em temperaturas elevadas, como as encontradas no Brasil Central, e que tivesse 100% de sangue europeu (Bos taurus) para proporcionar a máxima heterose no cruzamento com fêmeas zebuínas (maioria das fêmeas do rebanho brasileiro), encontrou após muito estudo e observação que o reprodutor que melhor preenchia essas condições era da raça Caracu; raça crioula brasileira, trazida da Europa e introduzida em nosso país pelos colonizadores portugueses. Sem uma preocupação de seleção, estes animais adquiriram uma resistência muito grande às condições tropicais, num processo natural de seleção exercido pela própria mãe natureza. O Caracu tornou-se assim a única raça de origem européia tropicalizada.

Por outro lado, alguns trabalhos demonstram que a raça francesa Blonde D’Aquitaine tem a mesma origem que a raça Caracu. A raça Blonde D’Aquitaine foi formada no sul da França pela utilização de métodos científicos, técnicas modernas e equipamentos de última geração, proporcionando grande precocidade, índices excelentes de rendimento e de distribuição de carne em sua carcaça.

Buscando uma raça com as virtudes da tropicalização do Caracu e o melhor rendimento e distribuição de carne magra na carcaça do Blonde D’Aquitaine, surge da idealização de Cabral a raça Tropicana, chamada pelo mesmo de raça sintética brasileira com 100% de sangue europeu (5/8 de Caracu e 3/8 de Blonde D’Aquitaine). Cabral, que foi idealizador do primeiro teste de progênie com avaliação de carcaças da raça Nelore do mundo, realizado em 1978 na cidade de Paranavaí – PR, também com a colaboração do Professor Luchiari, realizam agora a Primeira Avaliação de Carcaças de cruzados Tropicana x Nelore.

Vinte e nove bovinos cruzados desmamados aos 8 meses de idade, foram confinados por 200 dias, e abatidos aos 15 meses, com um peso vivo médio de 492 quilos, apresentando um rendimento de carcaça quente de 55,3%. Com uma grande massa muscular e acabamento de gordura 2, todas as carcaças foram classificadas para exportação, demonstrando assim o grande potencial desses animais em produzir uma carne de alta qualidade. Amostras das carcaças foram coletadas e serão agora avaliadas com relação às características degustativas, nos laboratórios de produção animal da Universidade de São Paulo.

Fonte: BeefPoint

Os comentários estão encerrados.