A processadora Flinders + Co, com sede na Austrália, tornou-se o primeiro fornecedor de carne completamente neutro em carbono do mundo.
As emissões de cada quilo de carne vendida pela empresa de Melbourne estão sendo compensadas, com a certificação obtida após uma análise profunda do negócio por consultores do Carbon Reduction Institute.
A Flinders + Co, antiga Flinders Island Meat, lançou recentemente sua nova identidade da empresa com uma visão simples e ousada – produzir um alimento melhor para o mundo.
O diretor administrativo, James Madden, iniciou a empresa com seu pai David em 2011. Ele disse: “’Cultivate a Better Food World’ [produzir um alimento melhor para o mundo] foi a visão que criamos para a nova identidade da empresa. Queríamos poder um dia olhar para trás e dizer que juntos fizemos uma diferença real – para melhor.”
“Eu acredito que é nossa responsabilidade. Tornar-se neutro em carbono é o nosso primeiro grande passo na tentativa de mostrar que mesmo o nosso setor – que está se tornando cada vez mais difamado por questões ambientais – ainda pode fazer mudanças positivas para o futuro ”.
Um estudo da empresa revelou que as emissões de carbono poderiam ser reduzidas, e onde elas não poderiam ser completamente eliminadas, vários projetos de carbono agora fornecem as compensações necessárias para atingir a neutralidade total. No entanto, a equipe queria ir além e fazer uma parceria holística com os fornecedores para compensar as emissões da cadeia de fornecimento para cada quilo de carne que a empresa vendeu completamente.
Produtores como Cape Grim Beef e Robbins Island Wagyu contribuíram com o projeto, com créditos de seus próprios projetos de compensação de carbono no local sendo usados.
O Meat and Livestock Australia (MLA) tem como meta 2030 o prazo final para toda a indústria doméstica se tornar neutra em carbono.
Madden acredita que esta é a coisa certa e colocará a indústria de carne australiana em uma posição única.
“Mas tem que haver alguém que dê o primeiro passo. Estou empolgado por poder liderar o caminho neste espaço, mas espero que não fiquemos em primeiro lugar por muito tempo. É tão importante que todos os nossos concorrentes, fornecedores e até mesmo clientes participem conosco dessa jornada – e tomem medidas reais contra as mudanças climáticas ”.
Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.