Com objetivo de divulgar e dar destaque ao trabalho inovador que a Associação Sul-mato-grossense de produtores, Novilho Precoce, vem desenvolvendo, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com alguns pecuaristas da Associação, uma vez que este trabalho merece ser mais conhecido e difundido, pois com certeza poderá inspirar aqueles que buscam a evolução na pecuária.
Confira entrevista com Eduardo Folley Coelho, pecuarista e proprietário da Fazenda Cabeceira do Prata e da Estância Mimosa
BeefPoint: Por favor, conte o histórico da sua trajetória na associação e os projetos que você vem desenvolvendo.
Tenho 58 anos, sou engenheiro civil, e proprietário da Fazenda Cabeceira do Prata, localizada em Jardim, e da Estância Mimosa, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, nas quais concilia a pecuária com o ecoturismo, com os seguintes passeios:
– Recanto Ecológico Rio da Prata (riodaprata.com.br), e Lagoa Misteriosa (lagoamisteriosa.com.br), em Jardim;
– Estância Mimosa Ecoturismo (estanciamimosa.com.br), em Bonito.
Na Fazenda Cabeceira do Prata temos pecuária de ciclo completo, criação de gado Gir Leiteiro P.O., cavalos da raça Crioula puros. Os turistas que visitam a fazenda se aproximam dos animais, percebem a docilidade e o ambiente equilibrado. No local há também criação de carneiros e suínos, horta orgânica, produção de ovos e queijos destinados para consumo servido no restaurante do atrativo. Nossos visitantes ficam extremamente satisfeitos ao saber que estão consumindo produtos frescos, colhidos na hora. Produzimos também o doce de leite de maneira antiga que é muito apreciado pelos visitantes.
Na Fazenda Cabeceira do Prata, assim como na Estância Mimosa, há uma área destinada a conservação ambiental que visa a proteção de espécies da flora, fauna e dos demais recursos naturais, trata-se da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)– unidade de conservação criada por iniciativa própria.
Exerce também o cargo de Presidente do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) que desenvolve ações socioambientais em Bonito.
BeefPoint: O que você tem feito desde que entrou na associação que pode servir de exemplo para os demais pecuaristas brasileiros?
Eduardo Folley: Tenho feito uma produção pecuária com respeito ao meio ambiente, ao bem estar animal e à equipe de trabalho, ou seja, seguindo os conceitos do Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), da Embrapa Gado de Corte.
BeefPoint: O que mais tem te motivado a continuar associado?
Eduardo Folley: A constante troca de experiências com diversos produtores rurais. Cada um, a sua maneira, inova na busca por melhores resultados e compartilha com os associados.
BeefPoint: Quais ações você tem feito para melhorar sua relação com o frigorífico?
Eduardo Folley: Procuramos entregar animais com bom acabamento de carcaça, sendo os machos castrados, animais sem lesões de embarque ou de vacina, temos muito rigor no respeito aos prazos de carência de medicamentos. Procuramos, ainda, não estragar o couro dos animais com marcas de fogo e de vacinas aplicados fora do local recomendado.
BeefPoint: Quais características de seu perfil são alinhadas ao perfil do associado da Novilho Precoce?
Eduardo Folley: A busca em produzir carne de qualidade e em ter uma gestão eficiente.
BeefPoint: O que você tem feito para formar/buscar novos líderes para sua propriedade?
Eduardo Folley: Temos feitos diversos cursos em parceria com a Associação sul-mato-grossense de Produtores de Novilho Precoce (Novilho Precoce MS), com fornecedores de insumos e com sindicatos rurais. Procuramos reter talentos através de remuneração justa e de um tratamento adequado.
BeefPoint: Quais os pecuaristas da Novilho Precoce você admira por fazer um excelente trabalho?
Eduardo Folley: Admiro Ezequiel Rodrigues do Valle, coordenador nacional do BPA, pesquisador da Embrapa Gado de Corte e diretor da Novilho Precoce MS, pela persistência na busca de uma pecuária brasileira que não deixa nada a dever para nossos concorrentes internacionais. Ele é o principal responsável pelo BPA, programa que tivemos a satisfação em nos certificamos na Categoria Ouro em 2013. Com a convivência com os diversos sócios, em cada reunião aprendo algo novo. Admiro e tenho muito orgulho em fazer parte da Associação.
BeefPoint: O que você implementou de diferente em 2013?
Eduardo Folley: Em 2013 conquistamos o Certificado de Atestado de Adequação do BPA, classificação ouro e o Certificado de Excelência Garantia de Origem Carrefour. Fizemos a implantação de todo sistema hidráulico para a dessedentação animal, dividimos e melhoramos a divisão da fazenda e foram realizadas reformas de pasto com correção e adubação de solo.
Participamos do grupo formado pela Novilho Precoce que realizou o diagnóstico econômico e estratégico com a empresa de consultoria Exagro.
BeefPoint: Quais os seus principais planos para 2014?
Eduardo Folley: Pretendo continuar o processo de reforma de pastagens com adubação, terminar a subdivisão de invernadas, implementar a consultoria da Exagro, implantar o portal de vendas de gado Gir Leiteiro e Cavalos Crioulos e o sistema de ordenha mecânica.
BeefPoint: Sabendo que aprendemos mais com os erros, do que com acertos, você poderia compartilhar um erro que cometeu durante a atividade?
Eduardo Folley: Ter atividades em excesso e com isto a dificuldade de priorização.
BeefPoint: Qual sua mensagem para os pecuaristas?
Eduardo Folley: Cuidar do meio ambiente reduz os custos de produção, pois um ambiente desequilibrado é um prato cheio para pragas e doenças que vão piorar a produção e aumentar os custos com manejo, venenos e medicamentos. Não existe incompatibilidade entre a produção e o meio ambiente.
Confira a Série de Entrevistas Novilho Precoce: