Produção agropecuária de MS se destaca pela sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos temas mais debatidos na atualidade no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o cenário não é diferente, considerando que entre os setores econômicos o agronegócio é o que mais caminha em direção a uma produção que alia desenvolvimento e preservação. No caso da pecuária, por exemplo, em 15 anos enquanto o efetivo bovino caiu 10%, a produção de carne cresceu 36% no mesmo intervalo. A informação foi apresentada pela gestora do Departamento Econômico da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Adriana Mascarenhas, nesta terça-feira (12), durante apresentação no CNAgro – Congresso Nacional de Inovações do Agronegócio, em Dourados.

Segundo ela, o resultado desproporcional entre o efetivo bovino e o volume de carne produzida durante o período analisado comprova que o produtor tem sido eficiente. “A tecnificação do segmento permitiu que o pecuarista produzisse mais, em menor espaço e menor tempo. Em 15 anos, a produção do Estado passou de 699 mil toneladas para 950,4 mil toneladas”.

Durante o congresso, Adriana afirmou que a tecnologia é a base do desenvolvimento também da agricultura.

A agronegócio responde por 22,5% do PIB nacional, com R$ 1,09 trilhões, segundo a última apuração da CNA. Especificamente em Mato Grosso do Sul, onde a vocação econômica passa pelo setor, a previsão é de que o PIB do agro cresça 7,5% em 2015.

Apesar do avanço, a especialista ressalta que é preciso produzir muito mais alimentos para atender a demanda global. “Seremos 9,2 bilhões de pessoas em 2050 e o Brasil é considerado o único País que pode superar o desafio de produzir alimentos para o mundo. Hoje, mais de 800 milhões de pessoas não recebem quantidade de comida suficiente para levar uma vida normal e sadia, segundo dados da WFP – World Food Programme”.

Fonte: http://www.acritica.net, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

JBS prevê queda nos preços do gado no Brasil
18 de maio de 2015
Confira entrevista com Maria Eugênia Rocha, diretora de marketing da Friboi [vídeo]
18 de maio de 2015