Análise Semanal – 10/11/2004
10 de novembro de 2004
Carnes: Acordo entre Rússia e EUA poderá prejudicar o Brasil
12 de novembro de 2004

Produção continua aumentando na Austrália

A produção de carne bovina da Austrália continua aumentando, estimulada pela forte demanda no Japão e na Coréia, de acordo com dados divulgados pelo Australian Bureau of Statistics. A produção de carne bovina no país totalizou 188 mil toneladas em setembro, 12% a mais do que no mesmo período de 2003 e 5% a mais do que em agosto. Este aumento no mês de setembro fez com que a produção de carne bovina na Austrália nos primeiros nove meses do ano atingisse o volume recorde de 1,56 milhão de toneladas, 7% a mais do que no mesmo período do ano anterior.

Os maiores pesos das carcaças foram as principais causas do aumento na produção de carne bovina na Austrália. Com foco na produção de bovinos mais pesados para Japão e Coréia, o peso médio das carcaças foi de 262 quilos por cabeça neste ano até agora, 5% a mais do que no mesmo período do ano anterior e peso similar ao recorde atingido em 2001.

No entanto, o número de bovinos abatidos neste ano até setembro, de 5,96 milhões de cabeças, foi somente 1% maior do que no mesmo período do ano de 2003, com 9% de aumento no abate de bovinos machos (para 3,1 milhões de cabeças) compensado pela queda de 6% no abate de fêmeas (para 2,86 milhões de cabeças).

A maioria dos bovinos abatidos foram confinados ou suplementados, destinados principalmente ao Japão e à Coréia, com os produtores e confinamentos aproveitando os preços de exportação recordes. O abate de machos em setembro totalizou 405 mil cabeças, 20% a mais do que no mesmo período de 2003 e 11% a mais do que em agosto deste ano.

O abate de fêmeas em setembro caiu para 303 mil cabeças, 6% a menos do que em setembro de 2003. O declínio no abate de fêmeas indica uma modesta tentativa de reconstrução dos rebanhos, embora os altos preços e as contínuas condições de seca evitem uma reconstrução mais ampla e firme dos rebanhos australianos.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.