De acordo com o relatório “Visão Geral da Cadeia de Valor da Carne de Búfalo da Índia”, divulgado em 9 de dezembro, o país é o maior exportador mundial de carne de búfalo e tem 58% da população mundial de búfalos.
Contribuindo com 30% da produção de carne da Índia, o búfalo é principalmente criado por produtores de leite do país. Uma vez que eles se tornam não econômicos para a produção leiteira, são vendidos a comerciantes, que agem como agregadores e os vendem a exportadores para processamento. Nos próximos anos, a Índia provavelmente terá um rendimento médio de carcaça de 150 quilos de carne sem osso e miúdos comestíveis por búfalo, informou o relatório.
Em 2011, 936.000 toneladas de carne de búfalo foram produzidas nos 3.600 abatedouros registrados e muito mais no setor não organizado. Assim, tradicionais abatedouros municipais enfrentam problemas como de sanidade e higiene, adesão ocasional ao controle de qualidade e a prevalência de abates manuais de animais.
Entretanto, o relatório informou que abatedouros modernos, que são registrados junto à Autoridade de Desenvolvimento de Produtos Agrícolas e Alimentos Processados para Exportação (APEDA) são suficientemente bem equipados para os mercados de exportação.
O relatório destacou que as vendas domésticas de carne de búfalo são geralmente feitas imediatamente após o abate à medida que o consumo de carne resfriada e congelada na Índia continua não popular. Essa prática, não deixa excedentes para processamento em produtos de carne.
Recomenda-se então, a modernização dos abatedouros existentes, fortalecimento dos mercados pecuários, melhor utilização de subprodutos, melhor diagnósticos de doenças e sistemas de monitoramento e desenvolvimento de um sistema de inteligência de mercado para o setor pecuário em todo o país.
“Muitas dessas recomendações já estão sendo resolvidas”, disse o diretor executivo do All Índia Meat and Livestock Exporters Association, Rashid Kadimi. Ele disse que essas recomendações se referem principalmente ao setor doméstico.
O relatório também destacou a necessidade urgente de terminar búfalos machos para produção de carne, porque 14 milhões de bezerros machos são abatidos todo ano na Índia, porque não podem ser usados para produção leiteira. Se 70% deles pudessem ser poupados, criados e processados, 1,72 milhão de toneladas a mais de carne poderiam ser produzidas todo ano.
Fonte: Globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.