Mercado Físico da Vaca – 20/08/09
20 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 21/08/09
24 de agosto de 2009

Produtor gaúcho investe na tecnologia de marcadores moleculares para ampliar qualidade do rebanho

Para obter animais com alta capacidade de produção de carne e terminação, enfatizando rusticidade e padrão racial, projeto pecuário utiliza testes de DNA para bovinos IGENITY®

A seleção genética na pecuária a partir da análise de DNA por marcadores moleculares ganha cada vez mais adeptos no Rio Grande do Sul. A tecnologia, que permite conhecer o perfil genético de cada animal e, assim, identificar aqueles que possuem as características produtivas mais desejáveis, está sendo utilizada, por exemplo, pela Wolf Genética de Produção (Fazenda Santa Ana, Dom Pedrito, RS) para ampliar seus índices de produtividade e rentabilidade. A empresa, administrada por Frederico Wolf, é o braço de genética bovina da Wolf Parceria Agropecuária, cujo foco é a integração lavoura-pecuária.

Com foco na raça Hereford, a Wolf adotou a tecnologia IGENITY®, desenvolvida pela Merial Saúde Animal. Inicialmente, foram analisados 20 animais, entre touros e matrizes de destaque. Num segundo momento, a Wolf Genética testou toda a geração nascida em 2008, após fêmeas incorporadas ao plantel. Com isso, a empresa buscou identificar as diversas potencialidades existentes em seu rebanho e, a partir daí, direcionar com muito mais precisão e planejamento os acasalamentos, de modo a estimular a predominância de características economicamente rentáveis no plantel.

Esse investimento possibilitou à Wolf Genética obter a genotipagem de diversos touros e matrizes do rebanho, permitindo que na última primavera fosse realizado um programa de acasalamento focado na seleção assistida por marcadores. Em 2009, nascerão os primeiros animais provenientes dessa tecnologia. A propriedade já possui cerca de 300 animais com pai e mãe genotipados pelo IGENITY®, mas os cruzamentos foram feitos antes da chegada dos resultados.

Com as análises por marcadores moleculares, a Wolf Genética pretende identificar os animais com mais predisposição para gerar filhos que reúnam características desejadas pelo mercado e que influenciam a produtividade e a qualidade da carne. Facilidade para ganho de peso, fertilidade, facilidade de parto e docilidade são os requisitos desejados pela empresa, que decidiu utilizar a tecnologia IGENITY® em todos os animais nascidos (cerca de 600 terneiros/ano).

O investimento e o pioneirismo da Wolf Genética no Estado do Rio Grande do Sul com a utilização dos marcadores moleculares IGENITY® já rendeu bons resultados. No último leilão anual de produção, realizado pela empresa no dia 24 de outubro durante a Exposição Agropecuária de Dom Pedrito, a propriedade vendeu todos os 71 touros ofertados, com média de R$ 6.463,00. O leilão, inclusive, chamou a atenção de criadores de outros estados que, confiantes na qualidade dos animais, também fizeram aquisições.

Um dos investidores é Juraci Massoni (Fazenda Santo Antônio, Cascavel, PR). Ele também aposta em IGENITY® como forma de ampliar a qualidade do seu plantel. Em setembro de 2008, Massoni iniciou o programa de genotipagem dos animais de sua propriedade e, por conhecer os benefícios proporcionados por esta ferramenta, passou a preferir animais já genotipados. Por conta disso, arrematou três touros Hereford, de potenciais IGENITY® conhecidos, do remate da Wolf Genética.

De acordo com Patrícia Guidoux Leal Wolf, médica veterinária responsável pela Wolf Genética, “IGENITY® nos dá mais confiança ao fazer os acasalamentos e descartes, pois é mais uma importante informação que temos em mãos. Na verdade, uma informação poderosa. Logo nos primeiros resultados vimos que a tecnologia tem a capacidade de exercer um grande impacto sobre o rebanho. A partir destes resultados focamos ainda mais a seleção no incremento de algumas características e manutenção de outras. Além disso, estabelecemos restrições de seleção baseadas nas pontuações médias. Hoje, todos os animais jovens são genotipados, o que nos permite dizer o que é aceitável ou não”, assinala Patrícia Wolf.

A Wolf Genética também atribui o sucesso de seu projeto ao rígido e completo programa sanitário fornecido pela Merial para elevar o padrão sanitário do rebanho e proporcionar comprovadas melhorias dos índices reprodutivos e produtivos.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress