Mercado Futuro – 19/03/07
19 de março de 2007
Métodos de controle do carrapato Boophilus microplus fora dos hospedeiros
21 de março de 2007

Progênies de touros da Lagoa conquistam grandes resultados na Emapa, em Avaré

A progênie dos touros da bateria Nelore e Nelore Mocho da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, começou bem o ano. Foram conquistados excelentes resultados na primeira grande exposição do calendário da raça, a 42ª Emapa - Exposição Municipal Agropecuária, Industrial e Comercial de Avaré, realizada entre 26 de fevereiro e 11 de março.

Helíaco conquistou excelentes resultados e agora é o terceiro do ranking da ACNB

A progênie dos touros da bateria Nelore e Nelore Mocho da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, começou bem o ano. Foram conquistados excelentes resultados na primeira grande exposição do calendário da raça, a 42ª Emapa – Exposição Municipal Agropecuária, Industrial e Comercial de Avaré, realizada no Parque Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), entre 26 de fevereiro e 11 de março.

Foram julgados 1.425 animais das duas raças (sendo 1.125 Nelore e 300 Nelore Mocho), com 125 expositores participantes. Um dos grandes destaques foi Helíaco da Java, que fez campeões e reservadas em três categorias na raça Nelore, incluindo a Reservada Campeã Novilha Menor, Tribeka TE da Sabiá, e o Campeão Júnior Menor, Fanton FIV da Espinho Preto. Na raça Nelore Mocho, Helíaco fez a Campeã e Reservada Campeã Fêmea Jovem e o Campeão Touro Jovem, Oster FIV da FM. Com o resultado, o reprodutor passou a ser o terceiro melhor reprodutor do ranking da ACNB 2006/2007.

Uma das grandes promessas da raça, Mug FIV BM da FC, de Benedito Mutran Filho, sagrou-se o Grande Campeão. Além disso, Tacapi FIV J. Mata Velha, filho de Meteorito, sagrou-se Reservado Campeão Sênior. No Nelore Mocho, só deu Diago: a progênie do reprodutor de Carlos Viacava fez a Grande Campeã e a Reservada Grande Campeã, entre outros resultados.

O juiz Irineu Gonçalves, que participou da avaliação do Nelore, citou a qualidade da pista de Avaré. “Em todos os aspectos que enfocarmos, a Emapa foi um sucesso. A feira contou com uma pista competitiva, apresentando animais de excelência em todas as categorias, dando um destaque especial para bezerros, que somou quase 300 animais inéditos em pista”, comentou.

“Os resultados da Emapa consolidam a Lagoa como a Casa do Zebu Provado em pista. Além disso, o Helíaco foi consagrado como pai de grandes campeões, tanto nos machos quanto nas fêmeas, e agora ele é o terceiro melhor reprodutor do ranking, sendo que os dois primeiros já morreram. Parabenizamos o núcleo de criadores de Avaré pela organização e a todos os criadores participantes do evento”, avalia Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa, que acompanhou os julgamentos ao lado do consultor de campo da empresa na região, Marcos Aurélio Dias.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress