Usando um sistema de julgamento similar ao da indústria de vinho, onde os participantes ganham medalhas baseadas no alcance de certos níveis de escores de pontuação, a competição de carne bovina com marca de Melbourne, na Austrália, nesse ano forneceu três medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze entre 27 participantes em cinco classes.
As marcas de carne bovina de alta qualidade de animais alimentados com grãos representando as genéticas Angus e Wagyu receberam as principais honras na premiação Royal Melbourne Fine Food Awards (RMFFA) dentro da competição de carne bovina com marca julgada nessa semana.
Usando um sistema de julgamento similar ao da indústria de vinho, onde os participantes ganham medalhas baseadas no alcance de certos níveis de escores de pontuação, a competição de carne bovina com marca de Melbourne, na Austrália, nesse ano forneceu três medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze entre 27 participantes em cinco classes.
Juízes das carnes bovinas com marca de Melbourne, a partir da esquerda, Kerr Griffin (Castricums), Adrian Richardson (La Luna), Peter Bouchier (Bouchier Butchers) e Cam Smith (3 RRR).
Conduzido pela Royal Agricultural Society of Victoria (RASV), o programa Spring RMFFA celebra os alimentos finos de Victoria e de todo o país e é considerado como um dos principais eventos de alimentos finos da Austrália.
O sétimo RMFFA reuniu sua equipe mais forte de juízes com representação dos principais chefs de cozinha, tecnólogos de alimentos, pessoas que escrevem sobre alimentos e representantes comerciais.
Os vencedores de medalha de ouro desse ano foram:
Oakey Holdings, Queensland, por seu produto Oakey Angus Reserve, competindo na classe de carne de animais alimentados com grãos com padrões Meat Standards Australia (MSA).
JBS Australia, por seu produto Riverina Angus Beef, também competindo na classe de carne de animais alimentados com grãos com padrões MSA.
Andrews Meat Industries, por seu produto Tajima Wagyu puro sangue, competindo na casse de carne bovina Wagyu.
Medalha de ouro: Oakey Angus Reserve
O medalhista de ouro, Oakey Holdings, continuou uma forte sequência recente de resultados em competições de testes de sabor para sua companhia matriz, Nippon Meats Australia, que incluiu o programa de animais criados a pasto da companhia, Manning Valley Naturally, sendo o grande campeão na premiação de carne bovina com marca de Brisbane no mês passado. A Manning Valley Naturally terminou com uma medalha de prata em Melbourne.
O Angus Reserve, da Oakey, é baseado em um programa exclusivo Angus, com o gado de engorda obtido da região norte de New South Wales e do sul de Queensland, e alimentados no programa de 150 dias no confinamento Whyalla, da Nippon, próximo a Texas na fronteira com New South Wales. Os animais são introduzidos aos 18 meses de idade ou menos, produzindo escores de marmoreio de 2+ e pesos médios de carcaças de 390-400 quilos.
Desde que o programa foi lançado em 2010, os números de bovinos em engorda dobraram e agora representam 450 cabeças por semana. De acordo com o gerente geral da Oakey, Pat Gleeson, a demanda continua crescendo, devido à sua consistência e qualidade.
O produto vai para uma série de mercados internacionais que buscam produtos premium, particularmente para uso em foodservice, e também é fornecido ao programa da marca Kirkland, do Costco Australia. A rede Costco, com seu modelo internacional de grande armazenamento de produtos no varejo, tem um requerimento mínimo de qualidade da carne de classificação Choice pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), sendo equivalente ao escore de marmoreio 2 do AusMeat. Os requerimentos do Costco estão crescendo e a companhia recentemente anunciou planos para uma sétima megaloja na Austrália a ser construída. Excepcionalmente, a Costco planeja vender a carne Oakey Angus Reserve com rótulo próprio, ao invés do familiar símbolo Kirkland.
O produto Oakey Angus Reserve também ganhou sua classe de carne de animais alimentados com grãos nos padrões MSA em uma competição de carne bovina de marca de Sydney no ano passado e foi vice-campeã na mesma competição em Melbourne em 2012, mostrando um alto grau de consistência.
Gerente geral da Oakey, Pat Gleeson, com o cartão da Oakey Angus Reserve na planta.
Medalha de ouro: Riverina Angus Beef
O medalhista de ouro de Melbourne para carne bovina com marca da JBS Australia, Riverina Angus Beef, teve uma vitória similar apenas há um mês em Brisbane, onde o mesmo produto foi julgado campeão na categoria de animais alimentados com grãos com MSA.
Uma das principais marcas de carne produzida com grãos da JBS Australia, a Riverina Angus Beef é produzida e processada no confinamento/abatedouro Riverina Beef da companhia, próximo a Yanco, no sul de New South Wales.
O produto vencedor mostrou todas as características que se esperaria associadas com seu programa de engorda de 120 dias – escore de marmoreio de 3+, além de uma boa gordura branca, coloração brilhante da carne e grande tamanho da porção de striploin (contrafilé).
O programa Riverina conta com gado Angus de alto desempenho obtido principalmente ra região Riverina no sul de New South Wales, processado no abatedouro JBS Riverina que fica ao lado do confinamento integrado.
Cerca de metade dos cortes que são extraídos para o programa vão para destinos domésticos de foodservice de alta qualidade, principalmente restaurantes e hotéis, que estão buscando um maior tamanho de porção, com o resto indo para restaurantes e hotéis de qualidade em uma ampla variedade de mercados de exportação.
Devido à genética e ao tempo em engorda, a qualidade do produto fornecido pela marca Riverina Angus é um considerável avanço da carne bovina genérica de animais alimentados com grãos por 100 dias.
O programa visa um escore de marmoreio mínimo de 2, que vem sendo obtido em um programa de 120 dias. Anteriormente, esse desempenho de marmoreio somente era alcançado principalmente em gado engordado por 150-180 dias, mas a melhora na alimentação, na nutrição, no manejo do gado e na genética melhorou o desempenho geral ao ponto onde está agora consistentemente fornecido em 120 dias em engorda no Riverina.
O programa Riverina Angus foi lançado há 12 meses e, atualmente, representa cerca de 700 carcaças semanalmente. Os pesos das carcaças são tipicamente de 370-380 quilos. Esse alto volume de produção dá aos clientes domésticos e internacionais a garantia de que existe um fluxo consistente de produtos disponíveis o ano todo, dentro de especificações da marca.
Brandan Tatt, do JBS, afirmou que queriam desenvolver uma marca e um programa que fosse adequado para uma série de mercados. Anteriormente, cortes de um programa como esse iriam exclusivamente para Japão e Coreia. Segundo ele, hoje, o JBS quebrou essa barreira, com 85-90% desse produto indo para outros mercados que não fossem Japão e Coreia. Há muito mais trabalho envolvido para fazer isso, mas faz parte da diversificação de negócio da empresa.
Tatt disse que pontas de alcatra podem chegar ao Brasil e steaks e cortes dianteiros a restaurantes cinco estrelas em Moscou, Oriente Médio, China ou Sul da Ásia. Alguns itens são usados dentro do mercado doméstico. Muitas pessoas também disseram ao JBS que não havia um mercado para esse tipo de carne bovina pesada aqui na Austrália, ele afirma que a empresa está mostrando que há.
Medalha de ouro: Tajima Wagyu Beef
O gerente da rede fornecedora, exportadora e atacadista de Sydney, Andrews Meat Industries, somou ao seu recente prêmio de carne bovina com marca Wagyu em Brisbane há um mês com outra medalha de ouro na competição de Melbourne agora.
Os programas de carne bovina de alta qualidade desenvolvidos pela Andrews estão provando ter desempenhos consistentes em competições de carne bovina de marca baseada em testes de sabor, tendo também ganhado o Grande Premio do Show de Brisbane no ano passado.
Embora a companhia também produza a marca Shiro Kin separada para gado Wagyu puro sangue, foi sua marca híbrida, Tajima, que ficou no topo na competição de Melbourne ganhando a medalha de ouro na categoria Wagyu.
O coordenador do departamento de exportações da Andrews, Kylie Schuller, disse que antes da separação no ano passado, as carnes de animais puros e híbridos eram embaladas sob a mesma marca.
A Andrews desenvolveu um contrato colaborativo de programas de ceia para seu negócio de híbridos Wagyu com a grande cadeia de gerenciamento de fornecimento Wagyu, Security Foods, com muitos dos bezerros obtidos de rebanhos leiteiros holandeses do sul de Victoria, usando sêmen Wagyu fornecido pela Tajima.
São esses animais, junto com alguns bezerros comprados sob contrato para inseminação artificial de mães Angus, que representam a espinha dorsal do programa da marca Tajima da Andrews. Os bovinos são alimentados por um mínimo de 400 dias sob arranjos customizados de alimentação no confinamento Elders Killara, em New South Wales, no ICM Peechelba, em Victoria, ou no Macquarie Downs, em Queensland.
No total, cerca de 250 híbridos por mês são abatidos, produzindo pesos de carcaças de 400-420 quilos e escores de marmoreio de 4 a 9+. As carcaças são cortadas e vendidas em partes a uma ampla variedade de mercados, incluindo Coreia, China, Estados Unidos e Sudeste da Ásia.
Alguns poucos cortes selecionados são usados no mercado doméstico de foodservice, com clientes como Crown Casino, em Melbourne, usando o produto em quatro locais de refeição dentro do complexo. O Hamilton Island resort, em Whitsundays, e a churrascaria, Sydney’s Chop, são outros que usam o produto.
Os medalhistas de prata da competição de carne bovina de marca nesse ano em Melbourne foram:
Hopkins River Beef, de Victoria, por seu programa de animais alimentados com grãos por 100 dias com MSA, Coles Finest.
HW Greenham & Sons, com a carne natural Cape Grum, da Tasmania, na classe de gados criados a pasto com MSA; e
Wingham Beef Exports, com a carne bovina Manning Valley Naturally, de New South Wales.
A reportagem é do Beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.