Lucas Lieberknecht: no mercado de carne de qualidade, não há mais espaço para “pescaria” das melhores carcaças [Workshop BeefPoint Marcas de Carne]
17 de novembro de 2013
É importante que a carne tenha padrão, as pessoas vão ao mesmo lugar para sentir as mesmas emoções! – Eduardo Fornari (Vermelho Grill)
17 de novembro de 2013

Projeções sobre o mercado de carne bovina na China até 2020

O resumo do relatório do Meat and Livestock Australia (MLA) indica que o governo chinês investirá cerca de US$ 277,11 milhões nesse projeto nos próximos oito anos.

Devido à crescente demanda da China por carnes vermelhas, o governo chinês recentemente divulgou o Plano Nacional de Produção de carne bovina e ovina, com o objetivo de equilibrar a situação de oferta e demanda e melhorar as taxas de autossuficiência para a carne vermelha até 2020.

O resumo do relatório do Meat and Livestock Australia (MLA) indica que o governo chinês investirá cerca de US$ 277,11 milhões nesse projeto nos próximos oito anos. De acordo com o relatório, o consumo de carne bovina da China em 2000 totalizou 5,13 milhões de toneladas, que aumentaram para 6,53 milhões de toneladas em 2010. O volume deverá crescer para 7,96 milhões de toneladas em 2020.

Com o maior consumo total de carne bovina, o consumo per capita também aumentou firmemente durante a última década, de 4,04 quilos em 2000 para 4,87 quilos em 2010. O relatório sugere que o nível de consumo per capita deverá aumentar para 5,49 quilos em 2020.

tabela 2

O relatório lista seis fatores como os principais direcionadores do crescimento da demanda chinesa por carnes vermelhas:

  • Aumento da população
  • Melhora nas condições de vida
  • Aumento da renda
  • Mudança na dieta
  • Preocupações com segurança alimentar sobre a carne suína (carne mais popular na China)
  • Rápida urbanização

Um declínio no rebanho nacional de bovinos e ovinos é indicado como um dos principais fatores para a escassez na oferta doméstica de carnes vermelhas no varejo, ajudada pelo aumento nos custos rurais, atuais métodos de produção da China, limitações climáticas e surtos de doenças animais.

Através do projeto nacional, o Governo chinês visa produzir 7,17 milhões de toneladas de carne bovina (11% a mais que em 2011) aumentando a produção para 7,86 milhões em 2020.

tabela 1

Fonte: Dados do Meat and Livestock Australia (MLA), publicados no Beef Central, traduzidos e adaptados pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.