Reposição Fêmea Nelore – 03/03/10
3 de março de 2010
Mercados Futuros – 04/03/10
5 de março de 2010

Projeto Imagem do BHB encerra com exportações de mais de US$ 200 mil

O projeto de promoção comercial internacional Brazilian Hereford & Braford, parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizou de 24 a 27 de fevereiro o Projeto Imagem, com o objetivo de mostrar a um grupo de 21 pecuaristas do Paraguai e Bolivia a qualidade da genética das raças Braford e Hereford produzidas no Brasil.

O projeto de promoção comercial internacional Brazilian Hereford & Braford, parceria entre a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), realizou de 24 a 27 de fevereiro o Projeto Imagem, com o objetivo de mostrar a um grupo de 21 pecuaristas do Paraguai e Bolivia a qualidade da genética das raças Braford e Hereford produzidas no Brasil.

O grupo visitou empresas e propriedades rurais associadas ao projeto BHB nos municípios de São Borja, Maçambará, Itaqui e Uruguaiana, centrais de inseminação e empresas de insumos.

Entre os convidados estrangeiros estavam o presidente da Associação Paraguaia de Criadores de Braford e atual presidente da Federação Braford do Mercosul, Diego Hernáez, e dois diretores da Federação de Ganaderos de Santa Cruz de La Sierra, que além de terem se surpreendido com a organização do Projeto Imagem, ficaram muito impressionados com a qualidade dos produtos apresentados. Além da aproximação comercial, o evento também promoveu o estreitamento da relação institucional entre as entidades estrangeiras e a Associação Brasileira de Hereford e Braford.

Acompanharam toda a programação jornalistas do Jornal Última Hora do Paraguai, da TV Rural Paraguaia e da revista La Propaganda Rural do Uruguai. A TV Rural Paraguaia deverá fazer uma série de quatro programas especiais tratando do projeto Brazilian Hereford & Braford.

Apesar do objetivo principal ser o posicionamento de imagem do setor junto aos países convidados, negócios foram fechados. Os pecuaristas paraguaios e bolivianos mostraram-se empolgados com a qualidade genética apresentada e compraram embriões, sêmen, touros e novilhas, totalizando mais de US$ 200 mil, ficando aberto um canal de negociação que deverá gerar muitas divisas.

O gestor de projetos da Apex-Brasil, Avay Miranda, acompanhou as visitas e, ao final, comemorou: “Iniciamos este projeto como um grande desafio e, em pouco mais de seis meses, já alcançamos resultados significativos. Em especial, nota-se o amadurecimento das empresas nas negociações internacionais”.

O presidente da ABHB Fernando Lopa, também se disse feliz ao final da programação, salientando o crescimento das vendas no mercado internacional e a profissionalização dos participantes do projeto, que “iniciaram sem experiência, mas, aos poucos já se inserem no mercado internacional”. Segundo ele, o Brasil possui opções genéticas das raças Braford e Hereford provadas em pistas de exposições, que evoluíram ao longo de mais de 40 anos de programas de melhoramento, com qualidade igual ou até superior à de países tradicionalmente exportadores. “Precisamos mostrar isto aos mercados compradores, agregando valor aos produtos e renda para as empresas participantes do projeto”, afirma.

As próximas atividades do Projeto Imagem BHB são a participação na Feira Nacional de Braford no Paraguai, em março, a participação na AGRO EXPO em Santa Cruz de La Sierra, em abril, e uma missão comercial à Rússia, no mês de maio.

As informações são da ABHB, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress