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Projeto prevê integração na cadeia de suprimentos da carne

Responsável pela coordenação do Grupo de Trabalho para Automação, Rastreabilidade e Padronização Comercial da Carne, a GS1 Brasil (nova marca da EAN BRASIL) criou um modelo de estrutura de dados para a automação do recebimento de produtos e unidades logísticas pelo varejo.

As empresas iniciaram o projeto com a identificação das unidades logísticas, por meio da simbologia UCC/EAN-128, na qual constam as informações fundamentais para a garantia da qualidade e rastreabilidade dos produtos: lote, data de validade, SIF do processador, entre outras.

Em janeiro de 2005, a GS1 Brasil organizou workshop sobre o tema com 42 empresas, no qual foram apresentadas as atividades do projeto, assim como os benefícios que a identificação padronizada apresenta em termos de integração logística e garantia da qualidade por meio da rastreabilidade.

O projeto visa a atender também às exigências internacionais e ampliar os mercados de exportação. Isso porque muitos frigoríficos já estão sendo acionados para o envio dessas informações, principalmente pelo mercado europeu. A Regulamentação EC 178/02, que entrou em vigor em janeiro deste ano, requer a identificação das origens e destinos dos produtos alimentícios para garantia da rastreabilidade.

Mais do que nunca, o mercado internacional mostra-se muito favorável e receptivo à carne produzida no Brasil. “Além do avanço verificado nos cuidados com a produção, incluindo as matrizes genéticas dos rebanhos, alimentação, eliminação de doenças, como a febre aftosa, e controle de qualidade da carne, a rastreabilidade surge, neste momento, como item fundamental à definitiva conquista da confiança dos compradores estrangeiros”, afirma Priscila Souza, assessora de Soluções de Negócios da GS1 Brasil.

A GS1 Brasil também produziu o “Guia de Codificação e Rastreabilidade da Carne no Varejo”, e vem assessorando as empresas na confecção dos modelos de etiquetas, análise das amostras e emissão dos laudos técnicos. O próximo passo será divulgar amplamente o uso das mensagens EANCOM para o setor, a fim de obter o vínculo entre os fluxos de informações e de produtos.

Fonte: GS1 Brasil, adaptado por Equipe BeefPoint

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