Modelos para suporte de decisões: Parte 1 – definição e benefícios
10 de novembro de 2000
A Vaca Louca está de volta
24 de novembro de 2000

Projetos do Grupo de Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo que tiveram grande impacto junto à pecuária de corte

José Bento Sterman Ferraz

Avaliação Genética de Touros da Raça Nelore

O Grupo de Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos tem realizado, desde 1995, as avaliações genéticas dos reprodutores da raça Nelore da Agro-Pecuária CFM Ltda., resultantes de um programa de melhoramento genético que vem sendo conduzido desde o início da década de 1980 e que resultou num dos rebanhos mais produtivos e precoces de bovinos dessa raça no país.
O Sumário de Touros Nelore 2000 analisou dados de cerca de 400.000 bovinos, considerando-se nas análises todos os animais nascidos e controlados na empresa, o que em muitos casos resultou em sistemas com mais de 2,0 milhão de equações, ou seja uma das maiores análises genéticas de gado de corte do mundo.

Avaliação Genética de Touros da Raça Nelore, linhagem Lemgruber

Avaliação Genética de Touros de Compostos Montana Tropical

As necessidades do competitivo mercado de material genético de bovinos de corte, bem como o fato de ser imperativo o aumento de produtividade, a diminuição do tempo necessário para o abate dos animais, a qualidade das carcaças e da carne, aliados à tendência observada em países de pecuária de corte altamente competitiva levaram duas conceituadas empresas de genética de bovinos a desenvolver um programa de formação de compostos, o Montana Tropical. Os conceitos envolvidos na formação desses compostos são descritos nesse artigo, com a finalidade de informar aos técnicos detalhes importantes, capacitando-os a utilizar essa tecnologia no futuro próximo.

O Grupo de Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos está realizando as avaliações genéticas desse rebanho de bovinos compostos, um dos maiores projetos de compostos para produção de carnes do mundo, retornando para os cerca de 20 criadores do programa os valores genéticos dos animais. O conjunto de dados conta hoje com cerca de 110.000 observações, correspondentes a aproximadamente 180.000 animais com registros genealógicos.

Avaliação Genética de Touros da Raça Marchigiana

O programa de avaliação genética da raça Marchigiana é resultado de um trabalho dos técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Marchigiana e do Grupo de Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, que nos últimos anos têm se dedicado intensamente a um trabalho de otimização da qualidade dos dados controlados pela Associação, atendendo à necessidade de colocar no mercado animais geneticamente avaliados e comprovadamente melhoradores. Esse programa está em contínuo crescimento e o número de animais avaliados tem crescido muito. Na avaliação do ano 2000 foram utilizados dados de produção de 31.794 animais, com 51.627 informações de pedigree, um espantoso aumento de mais de 1.000% na base de dados em relação ao ano de 1999, resultado do trabalho sério e dedicado da equipe envolvida. Além da avaliação de touros, o programa tem emitido relatórios para as fazendas participantes, por categoria animal (vacas, tourinhos, novilhas, bezerros, bezerras). Esses relatórios fornecem, aos criadores, uma potente ferramenta para auxiliar na escolha dos melhores animais.

Avaliação Genética de Touros da Raça Santa Gertrudis

A avaliação genética dos animais da Associação Brasileira de Criadores de Santa Gertrudis realizada este ano, deu origem ao Sumário Brasileiro de Touros Santa Gertrudis Corte 2000 e foi produzida com dados colhidos nas condições da pecuária brasileira e analisado, no Brasil, pelos geneticistas do GMA – Grupo de Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USPEsse Sumário, expresso em DEP´s (diferenças esperadas de progênie), deverá constituir-se em importante ferramenta auxiliar de seleção, não só aos criadores de Santa Gertrudis Corte, mas também dos que se utilizam de nosso material genético para cruzamentos industriais.

Um dos principais efeitos de um programa de avaliação genética como esse é o retorno, aos criadores participantes do programa de avaliação genética, das avaliações de todos os animais de suas propriedades, incluindo vacas e tourinhos. Isso tem sido de extrema valia para as decisões de venda, preços e descarte, devendo acelerar de maneira muito intensa o progresso genético nas criações. Isso também deverá servir de estímulo à participação de outros criadores em nosso programa de melhoramento genético. O programa conta com a participação de mais de vinte criadores.

Neste sumário, foram incluídos 26.168 animais na matriz de parentesco, dos quais cerca de 8.500 tinham registros de produção. Uma avaliação genética ainda de pequeno médio, mas que deverá crescer de maneira muito acentuada nos próximos anos, contribuindo decisivamente para o crescimento da raça Santa Gertrudis.

Avaliação Genética de Touros da Raça Pardo Suíça, variedade corte

O Núcleo Brasileiro de Criadores de Pardo-Suíço Corte tem desenvolvido nos últimos dois anos, sob orientação do Grupo de Melhoramento Animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, a colheita de dados de genealogia e desempenho dos animais da raça Pardo-Suíça, variedade específica para produção de carne, que resultou, em caráter experimental, no seu Sumário Brasileiro de Touros Pardo-Suiço Corte 2000, o primeiro sumário da raça produzido a partir de dados colhidos em nossas ambientais e analisado no Brasil.

Esse Sumário de Touros Pardo-Suiço Corte 2000 deverá se constituir em poderosa ferramenta auxiliar na decisão dos processos seletivos dos criadores, não só de Pardo-Suíço Corte, mas também dos que se utilizam desse material genético para cruzamentos industriais. Um dos principais efeitos da elaboração deste nosso Sumário é o retorno, aos criadores participantes do programa de avaliação genética, das avaliações de todos os animais de suas propriedades, incluindo vacas e tourinhos. Isso tem sido de grande valia para as decisões de venda, preços e descarte, devendo acelerar de maneira bastante intensa o progresso genético nas criações. Neste avaliação foram utilizados dados de cerca de 1500 animais.

********

Os comentários estão encerrados.