Rússia suspende importação de carne do Brasil por aftosa
17 de setembro de 2004
Rondônia se protege da aftosa no Amazonas
21 de setembro de 2004

Propriedades do Amazonas são vistoriadas por fiscais do Mapa

Fiscais agropecuários federais e estaduais estão realizando inspeções nas propriedades rurais do município de Careiro da Várzea, a 29 quilômetros de Manaus, onde foi registrado um foco de febre aftosa no último dia 10. “Estamos procurando detectar eventuais novos casos da doença”, disse o coordenador de Vigilância e Programas Sanitários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jamil Souza.

Nesta semana, ele esteve em Amazonas acompanhando o início das inspeções e a montagem de barreiras para impedir o trânsito de animais. “Queremos saber o que realmente aconteceu na região, considerada de risco desconhecido para aftosa”, explicou Souza. O vírus descoberto em uma propriedade de Careiro da Várzea é do tipo C, que não era detectado no país desde 1995, lembrou o coordenador de Programas Sanitários do Mapa.

A Delegacia Federal de Agricultura no Amazonas recebeu na quinta-feira o reforço logístico pedido às Forças Armadas para fiscalizar o trânsito de animais na região. O Comando Militar da Amazônia e o Comando Naval da Amazônia Ocidental emprestaram seis embarcações, quatro de apoio e duas para abordagem, para apoiar o trabalho, informou o delegado do Mapa no estado, José Rogério Vasconcellos de Araújo.

No início da semana passada, fiscais agropecuários montaram uma barreira na Vila do Amapari para impedir a saída de animais pelo Rio Madeira em direção a outras regiões do Amazonas e aos estados de Rondônia, Mato Grosso e Pará. “Mais de 50 pessoas, entre servidores da Delegacia de Agricultura e da Secretaria de Agricultura do Amazonas, além de homens das Forças Armadas, participam da operação”, afirmou Araújo.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.