Fechamento 11:52 – 05/11/01
5 de novembro de 2001
Mapa discute realização da quarentena após fim da aftosa no RS
7 de novembro de 2001

Prova de ganho de peso seleciona reprodutores

O projeto de melhoramento genético das raças zebuínas, do Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem na Prova de Ganho de Peso (PGP) sua principal ferramenta de seleção de reprodutores. A Estação Experimental do IZ de Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto, realiza essa avaliação anualmente.

Segundo o diretor geral do núcleo, Gilberto Bufarah, a PGP identifica com maior rapidez os animais geneticamente superiores para características econômicas, como qualidade de carcaça e potencial de crescimento. Bufarah afirma que, após duas fases de avaliação, os animais são submetidos a um julgamento. ´Nessa terceira etapa, são analisados os aspectos de morfologia e qualidade racial´. O IZ, segundo Bufarah, é um centro de excelência em pecuária de corte, com mais de 50 anos de experiência na divulgação da pesquisa pela PGP.

A demanda por monta na pecuária de corte gira em torno de 200 mil a 300 mil tourinhos/ano. Dos três tipos de reprodução – monta natural, inseminação artificial e transferência de embrião – o diretor geral do IZ de Sertãozinho afirma que a tendência é a escolha pela inseminação mais intensiva e tecnificada. ´Dentro desse programa busca-se abreviar o período de inseminação com o uso de sêmen de animais selecionados´.

A Prova de Ganho de Peso de 2001 teve a participação de 327 garrotes, sendo 44 caracu, 15 Gir, 40 Guzerá, 39 Nelore Mocho, 162 Nelore Padrão e 27 Tabapuã. Além dos animais da Estação Experimental, foram avaliados 50 criadores particulares.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.