Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Nebraska sobre os impactos no bem-estar animal do promotor de crescimento, zilpaterol, em novilhos em terminação não mostrou diferenças discerníveis quando os novilhos são mantidos em sombra versus em currais abertos.
O zilpaterol, antes comercializado pela Merck Animal Health como Zilmax, foi aprovado para uso em bovinos de corte nos Estados Unidos em 2006, mas a Merck o retirou do mercado em 2013 após a Tyson Foods, e depois outros processadores de bovinos, ter boicotado o produto devido a preocupações de bem-estar animal, particularmente seus impactos no estresse calórico.
O estudo não mostrou diferenças reais entre os animais que receberam o promotor de crescimento entre aqueles que foram criados na sombra ou em currais abertos. O estudo avaliou os efeitos da sombra e do fornecimento de cloridrato de zilpaterol no desempenho, qualidade da carcaça, mobilidade e temperatura corporal.
Não foram observados efeitos na temperatura do corpo ou no desempenho entre os dois grupos de animais. Os animais que receberam zilpaterol tiveram maior peso de carcaça e massa magra, enquanto tiveram menor grau de rendimento.
Fonte: MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.