O Estado australiano Queensland enviou mais de 16,4 mil cabeças de gado bovino ao Egito em um carregamento recorde de animais vivos, segundo informado por oficiais do governo na semana passada. A exportação de 16,483 mil cabeças de gado Bos indicus (Zebu), criados em condições tropicais, é quase equivalente ao número total de animais vivos exportados pela Austrália – 16,518 mil cabeças -, e comercializados com o Egito no mês de maio.
Queensland vem promovendo sua indústria de carne bovina, com o premier do Estado, Peter Beattie, levando uma delegação comercial que compreendia representantes de toda a indústria de carne bovina do Estado ao Egito no ano passado para promover suas vendas.
Um porta-voz do Ministério das Indústrias Primárias de Queensland disse ao Dow Jones Newswires que o carregamento, que foi feito na terça-feira, não transgride a atual interrupção de exportações de animais vivos da Austrália. Isso porque há poucos dias o ministro da Agricultura, Pesca e Floresta do país, Warren Truss, determinou uma parada imediata nas exportações de gados vivos nascidos nas frias regiões do sul do país durante o restante do verão no Hemisfério Norte e limitou o número de Bos indicus para 500 cabeças em qualquer carregamento feito para o Golfo Árabe.
“Os oficiais do governo nos informou que os animais do Norte da Austrália não foram afetados pela proibição”, disse o porta-voz do ministério de Queensland.
A proibição de Truss veio depois que cerca de 900 bovinos morreram a caminho da Arábia Saudita recentemente.
Queensland é o Estado de maior produção de carne bovina da Austrália. Cerca de dois terços da produção de carne bovina australiana são exportados, fazendo com que este país se torne o maior exportador de carne bovina do mundo.
Fonte: Dow Jones Newswires (por Wong Chia Peck), adaptado por Equipe BeefPoint