RS: Limousin já bate recorde na Expointer 2002
23 de julho de 2002
Recorde na venda de vacinas contra aftosa
25 de julho de 2002

Queensland exporta carregamento recorde de gado bovino para o Egito

O Estado australiano Queensland enviou mais de 16,4 mil cabeças de gado bovino ao Egito em um carregamento recorde de animais vivos, segundo informado por oficiais do governo na semana passada. A exportação de 16,483 mil cabeças de gado Bos indicus (Zebu), criados em condições tropicais, é quase equivalente ao número total de animais vivos exportados pela Austrália – 16,518 mil cabeças -, e comercializados com o Egito no mês de maio.

Queensland vem promovendo sua indústria de carne bovina, com o premier do Estado, Peter Beattie, levando uma delegação comercial que compreendia representantes de toda a indústria de carne bovina do Estado ao Egito no ano passado para promover suas vendas.

Um porta-voz do Ministério das Indústrias Primárias de Queensland disse ao Dow Jones Newswires que o carregamento, que foi feito na terça-feira, não transgride a atual interrupção de exportações de animais vivos da Austrália. Isso porque há poucos dias o ministro da Agricultura, Pesca e Floresta do país, Warren Truss, determinou uma parada imediata nas exportações de gados vivos nascidos nas frias regiões do sul do país durante o restante do verão no Hemisfério Norte e limitou o número de Bos indicus para 500 cabeças em qualquer carregamento feito para o Golfo Árabe.

“Os oficiais do governo nos informou que os animais do Norte da Austrália não foram afetados pela proibição”, disse o porta-voz do ministério de Queensland.

A proibição de Truss veio depois que cerca de 900 bovinos morreram a caminho da Arábia Saudita recentemente.

Queensland é o Estado de maior produção de carne bovina da Austrália. Cerca de dois terços da produção de carne bovina australiana são exportados, fazendo com que este país se torne o maior exportador de carne bovina do mundo.

Fonte: Dow Jones Newswires (por Wong Chia Peck), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.