Até agora, as taxas de frete a granel seco de grãos e sementes oleaginosas (G&O) permaneceram mais altas no primeiro trimestre de 2020, devido a uma combinação de taxas diárias mais altas de frete diário para o Panamax e Supramax e a implementação do regulamento da Organização Marítima Internacional (IMO) 2020.
Embora permaneçam incertezas sobre quanto tempo durará o surto de coronavírus, a combinação de expectativas de excesso de oferta na capacidade de transporte a granel seco e um ambiente de preços relativamente baixos do petróleo provavelmente limitará a vantagem das taxas de frete a granel seco de G&O em 2020, beneficiando os preços de G&O nos países importadores.
Atualmente, nem todos os países exigem que os navios sejam colocados em quarentena após atracar nos países afetados pelo surto de coronavírus. No entanto, a exigência de triagem médica/de temperatura das tripulações dos navios na maioria dos países ainda pode causar atrasos.
Qual o impacto das taxas de frete relativamente baixas continuadas em 2020?
Fonte: Rabobank, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.