EUA: margem de confinamentos reduz perdas, dos frigoríficos continua em queda
20 de setembro de 2012
MAPA: começa segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa
20 de setembro de 2012

Rabobank: inflação nos preços de commodities agrícolas

O Rabobank estimou que o Índice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aumentará em 15% até o final de junho de 2013. Para que o racionamento da demanda ocorra, estimulando, em troca, uma resposta da oferta, os preços precisarão permanecer altos.

Os crescentes preços das commodities agrícolas estão fazendo com que o mundo entre novamente em um período de “agflação” (agflation), de acordo com o Rabobank. A firma previu que os preços dos alimentos alcançarão recordes em 2013 e continuarão aumentando até o terceiro trimestre de 2013. Porém, diferentemente da escassez de grãos de 2008, a escassez afetará as colheitas intensivas de alimentos para animais com “sérias repercussões para a proteína animal e as indústrias de lácteos”.

“O impacto sobre os consumidores mais pobres seria reduzido dessa vez, à medida que os compradores estão sendo capazes de trocar o consumo de proteína animal por grãos básicos, como arroz e trigo”, disse o chefe global de pesquisas de mercados de commodities agrícolas do Rabobank, Luke Chandler. “Essas commodities estão atualmente 30% mais baratas do que seus picos em 2008. No entanto, os aumentos de preços deverão parar a tendência de longo prazo em direção a dietas ricas em proteínas na Ásia, Oriente Médio e África do Norte. Nas economias desenvolvidas, especialmente Estados Unidos e Europa, onde a elasticidade do preço da carne e do milho é baixa, o efeito dos altos preços dos grãos serão sentidos por algum tempo.

O Rabobank estimou que o Índice de Preços dos Alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) aumentará em 15% até o final de junho de 2013. Para que o racionamento da demanda ocorra, estimulando, em troca, uma resposta da oferta, os preços precisarão permanecer altos. Dessa forma, o Rabobank espera que os preços, particularmente para grãos e oleaginosas, permaneça em níveis elevados por pelo menos os próximos 12 meses. A reportagem é do MeatPoultry.com.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress