Pilgrim’s Pride, da JBS EUA, lucra US$ 190,7 milhões no segundo trimestre
1 de agosto de 2013
Conheça a programação do INTERCONF 2013 que acontecerá nos dias 9, 10, 11 e 12 de Setembro em Goiânia, GO
1 de agosto de 2013

Railene Santos: o alcance de metas produtivas e econômicas na pecuária está diretamente relacionado à satisfação do colaborador e de sua família

O próximo Workshop BeefPoint será sobre Gestão de pessoas na pecuária de corte. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com gestores que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com Railene Santos, uma das palestrantes desse Workshop.

Railene Santos

Railene Santos é psicóloga, pós graduada em Gestão de Pessoas e atua na área há 10 anos. Atualmente é pós graduanda em Gerência de Projetos pela FGV. Há 6 anos está a frente da gerência de Desenvolvimento Humano no Grupo Otávio Lage.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interessa sobre o tema gestão de pessoas?

Railene Santos: Iniciei o curso de graduação em Psicologia já com o intuito de me especializar na área de gestão de pessoas. A relação entre a satisfação das pessoas e o interesse da organização me fascina e me desafia a cada dia. Mais importante que o termo utilizado, seja gestão de pessoas, recursos humanos , desenvolvimento humano ou outro, é a atenção direcionada às pessoas, com respeito e dedicação.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Railene Santos: Alinhar os processos de gestão de pessoas à cultura do negócio.

DSC01198

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Railene Santos: Trabalhar com as diferentes gerações de colaboradores, valorizando o diferencial de cada uma delas. Manter os valores e princípios preservados diante de um cenário tão dinâmico também é um belo desafio.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Railene Santos: Avalio a informatização no campo, assim como a implantação de novas tecnologias como um bem necessário e inevitável no nosso dia a dia. Estas mudanças trazem ferramentas que melhoram as condições de trabalho e qualidade de vida do nosso colaborador. E para acompanhar esta tendência o investimento em qualificação é fundamental.

DSCF7606 (NXPowerLite)

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Railene Santos: Retomamos o trabalho de Desenvolvimento de Lideranças com um programa mais focado em estratégia e resultados, alinhado às ações em gestão de pessoas. São 8 módulos em que trabalharemos diversos temas, entre eles: história do grupo, tendências de mercado, liderança, gestão de custos, gestão de equipes e outros. Concomitantemente, os gerentes e a equipe de gestão de pessoas são preparados para o acompanhamento deste grande time de líderes em um processo de Coaching individual e em grupo.

Também implantamos o Programa de Participação nos Resultados com metas setoriais e individuais. Os resultados já são notórios, a busca por melhores resultados e atingimento de metas se tornou assunto no bate papo no café à reunião com a diretoria. Todos em busca do mesmo objetivo, na mesma direção. Há alguns anos já temos o sistema de remuneração variável nas fazendas e agora ajustamos estas métricas e indicadores em um projeto maior.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013-2014, em gestão de pessoas? E porquê?

Railene Santos: Um dos nossos compromissos é acompanhar e fazer bem os dois projetos citados acima, que ainda estão em andamento. E outro, é a realização da Pesquisa de Clima Organizacional em 2013, assim como a elaboração do seu Plano de Ação para o início da implementação em 2014. Esta pesquisa fornece dados que nos aproximam da visão do nosso colaborador em relação às nossas práticas e relações humanas dentro da organização. Costumo dizer que é um Raio X da organização, trazendo informações sobre a saúde e nos alertando dos cuidados que temos que ter.

DSCF7573 (NXPowerLite)

BeefPoint: O que o setor poderia fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Railene Santos: Primeiramente, acreditar que o desenvolvimento das pessoas faz diferença no resultado do negócio. E a partir daí, trabalhar de acordo com a realidade e possibilidade de cada fazenda e/ou empresa. Valorizar o que tem de bom e aprimorar os pontos de melhoria.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Railene Santos: É possível e imprescindível alinhar a estratégia do negócio à estratégia de gestão de pessoas. Não há separação entre elas. O alcance de metas produtivas e econômicas na pecuária está diretamente relacionado à satisfação do colaborador e, até mesmo, a da sua família.

DSC_7343 (NXPowerLite)

Clique aqui para se inscrever no Workshop BeefPoint – Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte.

2 Comments

  1. Manoel Benevides disse:

    Railene, gostei muito de ler sua entrevista. Fico feliz em saber que nós, de uma pequena empresa rural, estamos alinhados na mesma filosofia de gestão de pessoas dos grandes grupos agropecuários. Siga em frente, desejo continuo sucesso! MB

  2. Antonio Renato Pacheco disse:

    Railene, parabéns pela entrevista, pois é um tema muito carente no meio pecuário, e a otimização dos sistemas de produção inevitavelmente necessita de melhorias substanciais neste setor, mais que elogios pela entrevista devem ser pelos trabalhos que vem desempenhando no Grupo Otávio Lage.

plugins premium WordPress