Brasil integra Aliança de Produtores de Carne Bovina
23 de outubro de 2015
Pesquisas mostram benefícios de consumir mais proteína no café da manhã
23 de outubro de 2015

Reabertura do mercado da Arábia Saudita para carne brasileira afetará Austrália

O Meat and Livestock Australia (MLA) disse que a possibilidade de a Arábia Saudita reabrir suas portas para as importações de carne bovina do Brasil após três anos de embargo afetará negativamente as exportações australianas. As preocupações surgem após a Arábia Saudita aprovar recentemente as importações de carne bovina da França, após 15 anos de embargo.

O gerente de negócios internacionais do MLA para o Oriente Médio, David Beatty, disse que embora a França não deva afetar a Austrália de forma significativa, o Brasil é diferente. “O Brasil, junto com os Estados Unidos, ao mesmo tempo, foi banido e isso foi excelente para a Austrália, com nossos volumes de carne bovina aumentando quase instantaneamente em várias vezes, ocupando esse espaço”. As exportações da Austrália a esse mercado aumentaram de 5.241 toneladas em 2012 para 31.126 toneladas no ano seguinte – aumento relacionado ao embargo ao Brasil, instaurado em dezembro de 2012.

A Austrália se tornou o segundo maior fornecedor de carne bovina da Arábia Saudita no ano passado, depois da Índia. Esse também é o maior mercado de carne australiana no Oriente Médio, com exportações de mais de A$ 200 milhões (US$ 144,264 milhões) em 2014 a 2015. Beatty disse que certamente a volta do Brasil ao mercado afetará a Austrália, mas que espera que o país alcance um platô, que deve ser maior do que o que era antes de 2013. Ele disse que está confiante de que a Austrália manterá o mercado de carne de alta qualidade que conquistou nos últimos anos, como é o caso das carnes processadas, mas disse que o Brasil será muito competitivo.

Fonte: ABC, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress