Cientistas acreditam que a epidemia de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, no Reino Unido nos anos noventa infectou cerca de um milhão a mais de bovinos do que o que se pensava, mas afirmaram que isso não significa que mais pessoas apresentarão a variante humana da doença.
As estimativas feitas anteriormente eram baseadas no número e na idade de distribuição dos casos clínicos de EEB. Os novos cálculos utilizam métodos chamados de back-calculation (retro-cálculo) a partir dos últimos dados obtidos.
A epidemiologista Christl Donnelly disse que o grande número total provavelmente não gerará o aumento no número de casos da variante humana da doença – nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (nvCJD) – que os cientistas acreditam ser causada pela ingestão de carne proveniente de animais infectados com EEB e pode levar anos para se desenvolver. Ela disse que o risco atual de infecção de humanos com a EEB é muito pequeno. “Não se pode dizer que se trata de risco zero, mas é certamente bem menor do que o risco de 20 anos atrás”.
Os pesquisadores do Imperial College, de Londres, disseram que estes novos dados indicam que quase dois milhões de bovinos – e não 1,05 milhão – tenham sido infectados com EEB. Até agora, 117 pessoas já morreram devido a nvCJD, que é incurável, mas o número vem decrescendo a cada ano. Em 2000, houve 28 mortes, contra 20 no ano passado.
Os cientistas disseram que muitos destes casos extras de EEB podem não ter sido reportados ou podem ter sido interpretados de forma errada porque se tratava de infecção de animais mais velhos, que foram preferencialmente abatidos antes de terem apresentado sintomas da doença. Bovinos com mais de 30 meses de idade não entram na cadeia de alimentos no Reino Unido.
A EEB foi registrada pela primeira vez na Inglaterra em novembro de 1986. Trata-se de uma doença neuro-degenerativa. O número de casos clínicos da doença reportados atingiu seu pico em 1992 e a epidemia parece estar chegando ao final. Os cientistas estimam que haverá cerca de 230 casos de EEB em 2002 e 80 no próximo ano. No total, houve cerca de 179 mil casos de EEB confirmados clinicamente em rebanhos bovinos do Reino Unido desde 1986.
Fonte: Reuters (por Patricia Reaney), adaptado por Equipe BeefPoint