Consumo e saída de animais confinados pressionam arroba
22 de setembro de 2003
Exportações de carnes da Argentina aos EUA estão ameaçadas
22 de setembro de 2003

Reino Unido identifica potencial de ganhos de 10% na cadeia da carne

O Centro Cadeia Alimentar (Food Chain Centre – FCC) e o Fórum da Indústria de Carnes Vermelhas (Red Meat Industry Forum – RMIF) no Reino Unido estimaram que há potencial para a rede de fornecimento de carnes vermelhas de o país economizar até 10% na primeira de uma série de guias chamadas “Cortando Custos – Adicionando Valor à Carne Vermelha”.

A indústria de carnes vermelhas britânica está diante de um constante desafio para competir com importações de custos baixos e a economia em toda a cadeia é urgentemente requerida, de acordo com a FCC e a RMIF.

Na fase um de um projeto de três anos, a FCC e a RMIF em parceria identificaram um grande número de áreas com potencial para economias. Estas foram agrupadas em uma lista de 10 principais formas de oportunidades de aprimoramento:

1. Reduzir a variabilidade de produtos;
2. Melhorar o manejo do problema do balanço de carcaça;
3. Melhorar a qualidade dos produtos;
4. Otimizar a administração;
5. Reduzir o manejo e o movimento;
6. Melhorar o arranjo;
7. Otimizar o uso de equipamentos e materiais;
8. Reduzir o número de falhas físicas;
9. Melhorar a produtividade do grupo de trabalho;
10. Reduzir perdas e roubos.

As duas organizações disseram que estas oportunidades são aplicáveis a todos os estágios da cadeia de produção de carnes vermelhas e poderiam ajudar a melhorar os lucros para todos os participantes da cadeia, do produtor rural, aos abatedouros e processadores, chegando aos distribuidores e varejistas.

Para extrair economias nestas áreas, a FCC e a RMIF recomendaram uma filosofia conhecida como “Pensamento Enxuto”, que eles disseram que distribuiu benefícios substanciais para outras indústrias, como, por exemplo, ajudaram a proteger partes da indústria automotiva britânica contra a ameaça das importações. O “Pensamento Enxuto” fornece uma forma de se fazer mais com menos enquanto chega perto de fornecer aos consumidores exatamente aquilo que eles querem. O centro desta atitude é trabalhar em parceria em toda a cadeia para cortar perdas e manter seu foco no valor.

A primeira edição do guia inclui conselhos sobre medidas da performance e sobre facilitação da demanda. Esta será seguida por edições futuras com uma crescente biblioteca com conselhos de “boas práticas”.

“Nós queremos ver a indústria de carnes vermelhas britânica fazendo um grande progresso no corte de 10% dos custos desnecessários e colocar isso para o melhor uso, melhorando a competitividade e lucratividade, e nós esperamos que este guia ajude. Ele reflete nossa filosofia no FCC por fornecer pensamentos unidos e dará aos produtores rurais um melhor entendimento dos assuntos enfrentados pelos varejistas e vice-versa. Trabalhar em parceria para aumentar a eficiência é a chave”, disse o presidente do FCC, Deirdre Hutton.

O FCC e o RMIF, com a ajuda de uma doação do Departamento de Comércio e Indústria, estão patrocinando oito “Análises da Cadeia de Valores” pilotos para aplicar o Pensamento Enxuto na carne vermelha. O guia traz um estudo de caso do primeiro destes pilotos envolvendo produtores da British Quality Pigs (BQP), o processador Delehead e a rede de varejo Asda (subsidiária da rede Wal-Mart). Este explica como uma equipe formada pelos três parceiros acompanhou sua rede de produção de carne suína, mapeando o que viram e recomendando melhorias.

“Eu estou satisfeito porque a Análise da Cadeia de Valores está demonstrando seu valor para o setor de carnes vermelhas. Este é um dos 10 projetos do programa do RMIF para melhorar a competitividade e estou bastante estimulado pelo começo que está sendo feito”, disse o presidente do RMIF, Peter Barr.

As recomendações no estudo de caso na produção de carne suína incluem a redução nos níveis dos inventários, o corte de atividades desnecessárias (que adicionam custos, mas não valor), divisão de mais informações e introdução de novas medidas de performance.

“Nós percebemos a necessidade de desafiar as medidas existentes e sabíamos que isto era substancial para observar as melhores práticas de outras indústrias – mesmo que os primeiros sinais vistos pareçam muito diferentes da cadeia de produção de carnes vermelhas”, disse o diretor-gerente do Delehead, John Hughes.

“Este exercício representa a primeira vez em que nós vimos toda a cadeia em detalhes e realmente começamos a apreciar os desafios operacionais uns dos outros e os problemas que nós criamos uns para os outros na forma atual que fazemos nossos negócios”, disse o chefe de agricultura do Asda, Chris Brown.

Pilotos adicionais serão divulgados nos próximos lançamentos, incluindo um programa feito com carne ovina vendida no Sainsbury’s e no Lloyd Maunder e um de carne bovina vendida no Whitbread e no Chitty Foods.

Fonte: MeatNews, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.