O Centro Cadeia Alimentar (Food Chain Centre – FCC) e o Fórum da Indústria de Carnes Vermelhas (Red Meat Industry Forum – RMIF) no Reino Unido estimaram que há potencial para a rede de fornecimento de carnes vermelhas de o país economizar até 10% na primeira de uma série de guias chamadas “Cortando Custos – Adicionando Valor à Carne Vermelha”.
A indústria de carnes vermelhas britânica está diante de um constante desafio para competir com importações de custos baixos e a economia em toda a cadeia é urgentemente requerida, de acordo com a FCC e a RMIF.
Na fase um de um projeto de três anos, a FCC e a RMIF em parceria identificaram um grande número de áreas com potencial para economias. Estas foram agrupadas em uma lista de 10 principais formas de oportunidades de aprimoramento:
1. Reduzir a variabilidade de produtos;
2. Melhorar o manejo do problema do balanço de carcaça;
3. Melhorar a qualidade dos produtos;
4. Otimizar a administração;
5. Reduzir o manejo e o movimento;
6. Melhorar o arranjo;
7. Otimizar o uso de equipamentos e materiais;
8. Reduzir o número de falhas físicas;
9. Melhorar a produtividade do grupo de trabalho;
10. Reduzir perdas e roubos.
As duas organizações disseram que estas oportunidades são aplicáveis a todos os estágios da cadeia de produção de carnes vermelhas e poderiam ajudar a melhorar os lucros para todos os participantes da cadeia, do produtor rural, aos abatedouros e processadores, chegando aos distribuidores e varejistas.
Para extrair economias nestas áreas, a FCC e a RMIF recomendaram uma filosofia conhecida como “Pensamento Enxuto”, que eles disseram que distribuiu benefícios substanciais para outras indústrias, como, por exemplo, ajudaram a proteger partes da indústria automotiva britânica contra a ameaça das importações. O “Pensamento Enxuto” fornece uma forma de se fazer mais com menos enquanto chega perto de fornecer aos consumidores exatamente aquilo que eles querem. O centro desta atitude é trabalhar em parceria em toda a cadeia para cortar perdas e manter seu foco no valor.
A primeira edição do guia inclui conselhos sobre medidas da performance e sobre facilitação da demanda. Esta será seguida por edições futuras com uma crescente biblioteca com conselhos de “boas práticas”.
“Nós queremos ver a indústria de carnes vermelhas britânica fazendo um grande progresso no corte de 10% dos custos desnecessários e colocar isso para o melhor uso, melhorando a competitividade e lucratividade, e nós esperamos que este guia ajude. Ele reflete nossa filosofia no FCC por fornecer pensamentos unidos e dará aos produtores rurais um melhor entendimento dos assuntos enfrentados pelos varejistas e vice-versa. Trabalhar em parceria para aumentar a eficiência é a chave”, disse o presidente do FCC, Deirdre Hutton.
O FCC e o RMIF, com a ajuda de uma doação do Departamento de Comércio e Indústria, estão patrocinando oito “Análises da Cadeia de Valores” pilotos para aplicar o Pensamento Enxuto na carne vermelha. O guia traz um estudo de caso do primeiro destes pilotos envolvendo produtores da British Quality Pigs (BQP), o processador Delehead e a rede de varejo Asda (subsidiária da rede Wal-Mart). Este explica como uma equipe formada pelos três parceiros acompanhou sua rede de produção de carne suína, mapeando o que viram e recomendando melhorias.
“Eu estou satisfeito porque a Análise da Cadeia de Valores está demonstrando seu valor para o setor de carnes vermelhas. Este é um dos 10 projetos do programa do RMIF para melhorar a competitividade e estou bastante estimulado pelo começo que está sendo feito”, disse o presidente do RMIF, Peter Barr.
As recomendações no estudo de caso na produção de carne suína incluem a redução nos níveis dos inventários, o corte de atividades desnecessárias (que adicionam custos, mas não valor), divisão de mais informações e introdução de novas medidas de performance.
“Nós percebemos a necessidade de desafiar as medidas existentes e sabíamos que isto era substancial para observar as melhores práticas de outras indústrias – mesmo que os primeiros sinais vistos pareçam muito diferentes da cadeia de produção de carnes vermelhas”, disse o diretor-gerente do Delehead, John Hughes.
“Este exercício representa a primeira vez em que nós vimos toda a cadeia em detalhes e realmente começamos a apreciar os desafios operacionais uns dos outros e os problemas que nós criamos uns para os outros na forma atual que fazemos nossos negócios”, disse o chefe de agricultura do Asda, Chris Brown.
Pilotos adicionais serão divulgados nos próximos lançamentos, incluindo um programa feito com carne ovina vendida no Sainsbury’s e no Lloyd Maunder e um de carne bovina vendida no Whitbread e no Chitty Foods.
Fonte: MeatNews, adaptado por Equipe BeefPoint