A complexidade das negociações internacionais
19 de abril de 2002
Exportações de carne bovina da Austrália aos EUA aumentam
23 de abril de 2002

Reino Unido tem nova legislação para encefalopatias espongiformes transmissíveis

Com a descoberta de mais casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) em outras partes da Europa, novas medidas foram introduzidas no bloco para controlar esta doença, além de outras encefalopatias espongiformes transmissíveis, como o “scrapie”, por exemplo, que acomete os ovinos. Essa legislação já começou a ser executada no Reino Unido, desde sexta-feira passada.

As leis da Comunidade serão implementadas no Reino Unido pela TSE Regulations 2002 (Inglaterra), que substituirá a maioria das leis já existentes sobre o controle da EEB, ajudando na consolidação de uma complexa regulamentação, a qual vem crescendo nos últimos anos.

As novas leis incluem:

– Vigilância do TSE, que agora terá um requerimento de testes para estas doenças de: 200 mil bovinos sacrificados, escolhidos aleatoriamente; 150 mil bovinos saudáveis com mais de 30 meses de idade; e 66 mil ovinos e caprinos;

– Requerimento da retirada da coluna vertebral dos animais abatidos com mais de 30 meses de idade, sendo considerado um material de risco. Somente animais abatidos sob o Esquema de Segurança de Carne Bovina são afetados por esta medida;

– Rígido controle no transporte de materiais de risco específicos, além da obrigação de incineração deste material, que agora terá que ser enterrado em depósitos de lixo licenciados.

“As novas regulamentações mostram o compromisso do governo do país com a proteção dos consumidores e da saúde animal das encefalopatias espongiformes transmissíveis. Essa legislação determinada pela Comunidade Européia irá garantir que o controle da doença seja reforçado na Europa”, disse o ministro da Agricultura do Reino Unido, Elliot Morley.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.