Os populares restaurantes japoneses que oferecem o prato Gyudon (ou beef bowl – “tigela de carne” -, que consiste em um prato de arroz com fatias de carne por cima) estão retirando a carne bovina dos cardápios, levando os consumidores a irem aos restaurantes para saborearem o último prato antes da carne bovina norte-americana ser totalmente retirada do cardápio.
Devido à barreira imposta pelo Japão à carne bovina dos Estados Unidos após o registro de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, as redes de restaurantes de baixo custo do Japão estão retirando a carne de seu cardápio.
O restaurante mais popular de beef bowl do Japão, o Yoshinoya, anunciou que serviria suas últimas porções de Gyudon na última quarta-feira, levando cerca de 2 milhões de consumidores (o dobro do normal) para suas 900 lojas.
Devido à dificuldade de substituir os fornecedores e do sabor diferente da carne bovina australiana, as redes de beef bowl estão tentando substituir suas ofertas com carne suína até que encontrem novos fornecedores de carne bovina.
Fonte: MeatingPlace.com (por Eric Hanson), adaptado por Equipe BeefPoint