EUA: Exportações de carne bovina caíram 15% em volume em julho
9 de setembro de 2014
Leilão Bosmara 2014 – 18 de setembro – Fazenda Santa Silvéria
10 de setembro de 2014

Como atender mercado de carne para churrasco e dia-a-dia?

Roberto Barcellos, engenheiro agrônomo e responsável pela consultoria Beef&Veal especializada em projetos de carnes especiais, comentou sobre as diferenças do mercado de carne de qualidade e influência na produção de gado de corte.

Carne do dia a dia – consumidor não quer gordura e marmoreio.

Carne do churrasco – consumidor quer gordura e marmoreio.

O mesmo boi consegue atender os 2 tipos de consumidores com interesses tão específicos e antagônicos? Resposta: Não

Teremos projetos de alta qualidade produzindo animais com baixos teores de gordura e projetos de alta qualidade produzindo animais bem acabados e com marmoreio.

Ou indivíduos dentro dos projetos direcionados para sistemas de produção distintos (pasto ou confinamento), ou níveis de suplementação ou até tipos de dietas nos confinamentos.

Mas, devido a seleção realizada pelo homem nos últimos 200 anos com nossos bovinos, conseguimos separar estes 2 universos distintos em sistemas de produção que optam por cruzamento industrial com raças continentais – para carne com baixos níveis de gordura – e cruzamento industrial com raças britânicas – para carne com bom acabamento e marmoreio.

O Nelore continua sendo uma máquina de produção de commodity, mas que pode achar seu caminho no assunto da alta qualidade devido à iniciativas pontuais, ou seja são caminhos distintos que teremos que optar na hora de definir a estratégia de produção.

O BeefPoint te convida a comentar: Quais as alternativas para atender esses dois mercados diferentes? Genética diferente, sistema de produção diferente ou regiões produtoras diferentes? Por favor, comente abaixo.

10474218_848826408471318_4509017833310698466_n

 

Fonte: Fan Page Beef&Veal no Facebook.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress